top of page

Trindade deve bater recorde de romeiros na festa deste ano

Expectativa de que romaria de 2023 seja a maior da história; preocupação é com a segurança


Mais Goiás

Matriz antiga de Trindade: peregrinação à cidade começou a 180 anos (Foto: João Bosco Bittencourt)


Considerado o segundo evento religioso do Brasil e o maior do mundo dedicado ao Divino Pai Eterno, a chamada festa de Trindade deve atrair mais de 3,5 milhões de romeiros para os festejos católicos deste ano. Se confirmado, será recorde na história da cidade.


É o segundo ano em que o evento acontece após ser suspenso por causa da pandemia.


Agora, sem os grandes riscos de aglomeração enfrentados durante a disseminação da Covid-19.


Para o prefeito Marden Jr. (sem partido), essa deve ser uma das “ maiores romarias de todos os tempos. Ele garante que será a “mais organizada”. A preocupação maior é com a segurança.


A prefeitura já iniciou o trabalho junto do governo de Goiás e da igreja católica para organizar a Festa do Divino.


O evento acontece entre os próximos dias 23 de junho a 2 de julho. Com o tema “O Pai Eterno nos chama e envia”, a tradicional festa em louvor ao Divino Pai Eterno em breve terá a programação definida.


História da devoção


A devoção ao Divino Pai Eterno, em Trindade, tem mais de 180 anos. Começou por volta de 1840, quando o casal Constantino e Ana Rosa Xavier encontrou um medalhão de barro de aproximadamente 8 cm com a estampa da Santíssima Trindade – Pai, Filho e o Espírito Santo – coroando Nossa Senhora. Eles a levaram para casa e a instalaram em um altar.


Assim, teve início à oração do terço em família e depois também com os vizinhos. A notícia rapidamente se espalhou, juntamente com uma sucessão de milagres.


Em Pirenópolis, o plástico Veiga Valle fez uma imagem, em madeira, de aproximadamente 30 cm. Sem dinheiro, Constantino pagou com o próprio cavalo e voltou a pé para Trindade, tornando-se, assim, o primeiro romeiro. Ele foi recebido em festa por todos da cidade e, naquele momento, surgiu também o motivo da tradicional peregrinação ao Santuário.


Maior do mundo


Trindade é hoje um dos maiores pontos turísticos religiosos do país e uma das cidades brasileiras que mais atraem peregrinos. A Romaria de Trindade, hoje, é considerada o maior evento religioso do Centro-Oeste, segundo do Brasil e a maior festa do mundo dedicada ao Divino Pai Eterno.


25 visualizações0 comentário

Commenti


bottom of page