top of page

Treino de classificação do GP da Itália de F1 2025

Casa dos tifosi, Circuito de Monza é um dos mais tradicionais da F1 e recebe 16ª etapa da temporada da categoria





GE





Completados os dois treinos livres que abrem o GP da Itália, a F1 se prepara para a classificação que define as posições de largada da corrida deste domingo. A disputa pela pole position para a 75ª prova no Circuito de Monza, uma das pistas mais tradicionais da história da categoria, vai suceder a terceira e última sessão livre do fim de semana, neste sábado.


A etapa é válida como a 16ª de 24 do campeonato 2025. Restam nove rodadas para o fim desta temporada.


Monza é um dos traçados mais antigos da F1, presente no calendário desde 1950 em quase todos os anos exceto por 1980 - quando o GP da Itália foi realizado no Autódromo Enzo e Dino Ferrari em Imola. A pista é casa dos tifosi, torcedores devotos da Ferrari cuja devoção à escuderia marcam, anualmente, etapa - com muitas celebrações dentro e fora do circuito.


O maior vencedor do GP da Itália é o heptacampeão Michael Schumacher, ídolo da Ferrari e dono de cinco conquistas. Ele divide o recorde com outro heptacampeão que também representa a escuderia: Lewis Hamilton. A prova deste fim de semana será a primeira do inglês, ex-Mercedes, com o macacão vermelho. Hamilton também é o piloto com mais poles na Itália, um total de sete.


Além de equipe da casa, a Ferrari também é a mais vencedora da prova: possui 20 triunfos, nove a mais que a McLaren. E é justamente a escuderia a atual vencedora em Monza; ano passado, Charles Leclerc segurou a McLaren de Oscar Piastri para encerrar um jejum de cinco anos sem o time no topo do pódio italiano.


Horários do GP da Itália


Sábado, 6 de setembro- Treino livre 3: 7h30- Classificação: 11h

Domingo, 7 de setembro- Corrida: 10h00

Comentários


bottom of page