top of page

Sefaz define regras para pagamento da taxa do lixo em Goiânia

Contribuintes terão isenção dos seis primeiros meses de cobrança neste ano e a prefeitura vai arcar com 75% do subsidio




Mais Goiás

ree



A Secretaria Municipal da Fazenda (Sefaz) de Goiânia definiu as regras para cobrar a Taxa de Limpeza Pública, popularmente conhecida como Taxa do Lixo. A cobrança está prevista para começar em julho deste ano com o valor mínimo de R$ 21,50 por parcela.


Os contribuintes terão isenção dos seis primeiros meses de cobrança neste ano, resultando em um valor anual de R$ 129. A prefeitura vai arcar com 75% do subsídio.


Para imóveis edificados, ou seja, aqueles nos quais existe uma construção sobre o terreno, a taxa do lixo será incluída no talão da conta de água da Saneago e segue a data de vencimento do boleto.


Já para imóveis não edificados, a cobrança continua sob responsabilidade do município e o contribuinte deve emitir a guia de pagamento pela internet ou e em uma unidade do Atende Fácil. Nesses casos, o vencimento da taxa do lixo será no dia 20 de julho.


Isenção e descontos na taxa do lixo


Alguns contribuintes serão isentos da taxa, como os beneficiários do IPTU Social, garagens e escaninhos com inscrição individualizada. Além disso, os goianienses que pagarem a taxa à vista terão direito a um desconto de 10%.


Para pagar a taxa com desconto, será necessário emitir o Documento Único de Arrecadação Municipal (DUAM) no site da Prefeitura de Goiânia ou presencialmente no Atende Fácil, para imóveis não edificados.


No caso dos imóveis edificados, será preciso solicitar o desmembramento da taxa do lixo em uma unidade da Saneago e emitir o DUAM.


Cerca de 1.613 grandes geradores que contratam empresas para manejo dos resíduos sólidos não serão afetados pela taxa. Outros podem ser incluídos se atenderem aos critérios legais e forem reconhecidos pela Agência Municipal do Meio Ambiente.

Comments


bottom of page