top of page

Goiás confirma circulação do vírus da febre amarela e amplia ações de vacinação

Detecção do vírus em primatas é um importante indicador epidemiológico




Jornal Opção





O vírus da febre amarela está em circulação em Goiás, segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO). O alerta disparado para celulares da população acontece após confirmações de mortes de macacos, o que revela um potencial risco para pessoas não vacinadas.


Apesar disso, pasta reforçou que não há casos suspeitos ou confirmados da doença em humanos no estado.


Como parte da estratégia de prevenção, o Governo de Goiás promove neste sábado, 31, o Dia “D” de Vacinação contra a Febre Amarela, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia.


Em entrevista, a coordenadora de Ações em Imunizações da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás, Allessandra Santana, explicou que mensagens encaminhadas à população foram produzidas em parceria com o Ministério da Saúde e têm caráter preventivo.


“São mensagens de alerta em parceria com o Estado de Goiás e o Ministério da Saúde. Elas não falam de casos em humanos. Nós não temos casos confirmados em humanos; nós temos casos confirmados de macaco que morreram com febre amarela”, afirmou.


Segundo ela, a detecção do vírus em primatas é um importante indicador epidemiológico. “Isso atenta o alerta de que o vírus está circulando no Estado de Goiás. Vírus circulando significa que a população está em risco”, disse.


Ao todo, 10 municípios tiveram confirmação positiva em primatas, o que motivou a intensificação das ações de vigilância e vacinação. Allessandra também esclareceu que os macacos não transmitem a febre amarela.


“Quem transmite a febre amarela é o mosquito contaminado. Esse mosquito picou o macaco, ficou contaminado e pode picar o humano. Se o humano estiver vacinado, ele está protegido”, explicou.

bottom of page