top of page

Prefeitura de Goiânia quer transferir gestão dos cemitérios para iniciativa privada

Segundo a administração, já foram iniciados estudos técnicos para analisar a viabilidade da concessão das quatro unidades públicas da capital





Mais Goiás

ree




A Prefeitura de Goiânia estuda a possibilidade de firmar parceria com a iniciativa privada para a gestão dos quatro cemitérios da capital: Parque, Santana, Vale da Paz e Jardim da Saudade. A proposta prevê a terceirização dos serviços de manutenção, segurança e zeladoria, mantendo a fiscalização sob responsabilidade do poder público municipal.


Segundo a administração, já foram iniciados estudos técnicos para analisar a viabilidade da concessão. “Estamos realizando, por verificador independente, o Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI). Essa etapa é anterior à licitação. O tempo para sua conclusão depende das características de cada aparelho público e, muitas vezes, são necessários estudos mais demorados”, disse a Secretaria Municipal de Gestão de Negócios e Parcerias (Segenp) por meio de nota.


A pasta acrescentou ainda que, em caso de confirmação da viabilidade, tanto para os cemitérios quanto para as possíveis concessionárias, a prefeitura poderá, então, iniciar o processo de elaboração e publicação do edital de concessão. Até o momento, porém, não há empresas interessadas na proposta.


A intenção da administração municipal é buscar alternativas para garantir a conservação e o bom funcionamento dos espaços, já que não existe um fundo próprio para custear a manutenção dos cemitérios.


Hoje, os recursos são compartilhados entre a Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) e a Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra). A manutenção é executada com verbas do orçamento geral do município, por meio de equipes próprias e apoio de serviços terceirizados.

Comentários


bottom of page