top of page

Prazo de entrega do informe de rendimento do IR 2024 termina nesta quinta

A entrega das declarações começa em 15 de março e vai até o dia 31 de maio; mas as regras ainda não foram divulgadas



R7

ALOISIO MAURICIO/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO - 23.01.2024



As empresas e as instituições financeiras têm até esta quinta-feira (29) para enviar o informe de rendimentos para a declaração do Imposto de Renda 2024.


A entrega das declarações começa em 15 de março e vai até o dia 31 de maio, como definiu a Receita Federal no ano passado. Mas as regras do IRPF 2024 ainda não foram divulgadas.


Os funcionários e prestadores de serviço que não receberem o informe de rendimento devem procurar a área de recursos humanos ou o gerente da instituição financeira.


Segundo a Receita, o empregador que deixar de fornecer o comprovante dentro do prazo ou enviá-lo com erros ficará sujeito ao pagamento de multa.


"A Instrução Normativa 2060/2021 estabelece as regras de emissão do comprovante de rendimentos. Fica sujeita ao pagamento de multa de R$ 41,43 por comprovante a fonte pagadora que deixar de fornecê-lo aos beneficiários, dentro do prazo", afirma a Receita em nota.


Os documentos são essenciais para o preenchimento da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2024, com as informações sobre o total dos rendimentos obtidos pelo trabalhador no ano passado e o Imposto de Renda retido na fonte no mesmo período.


No caso dos bancos, o informe de rendimentos dos clientes traz dados sobre aplicações financeiras e saldo em conta. Operadoras de planos de saúde e instituições de ensino também devem fornecer as notas de valores recebidos de contribuintes, nesse caso, para fins de dedução do imposto.

4 visualizações0 comentário

Comentarios


bottom of page