top of page

Operação “fel amargo” desarticula grupo envolvido em furto e receptação do “ouro do boi” em Mineiros

  • há 6 minutos
  • 2 min de leitura

Conforme apurado, os funcionários eram aliciados por um dos investigados residente na cidade de Goiânia, o qual adquiria as pedras por elevadas quantias em dinheiro.




DELEGACIA DE POLÍCIA CIVIL DE MINEIROS




A Polícia Civil do Estado de Goiás, por meio da Delegacia de Polícia Civil de Mineiros, com apoio operacional da FICCO, do GEIC e da DIH de Goiânia, deflagrou na data de hoje a operação denominada “Fel Amargo”, ocasião em que foram cumpridos 02 mandados de prisão preventiva e 07 mandados de busca e apreensão domiciliar nas cidades de Mineiros, Goiânia e Aparecida de Goiânia, com o objetivo de desarticular organização criminosa voltada à subtração e receptação de pedras de fel bovinas — também conhecidas como “pedra de fel”, “pedra de ferro” ou popularmente chamadas de “ouro do boi” (cálculo biliar bovino).


As investigações tiveram início ao final do ano de 2025, após apuração de que colaboradores de uma empresa frigorífica instalada no município de Mineiros estariam, em tese, subtraindo de forma fraudulenta e qualificada as pedras de fel durante o processo de abate.


Conforme apurado, os funcionários eram aliciados por um dos investigados residente na cidade de Goiânia, o qual adquiria as pedras por elevadas quantias em dinheiro.


Há indícios de negociações envolvendo inclusive a troca de motocicletas por pedras de fel, fato evidenciado por meio de mensagens obtidas no curso da investigação.


Durante a abordagem policial, um dos investigados resistiu à prisão e foi constatado que conduzia veículo automotor sob influência de álcool, sendo também autuado em flagrante pelos crimes de resistência e direção sob influência de álcool, além dos delitos investigados.


Em sua posse foi encontrada uma balança de precisão contendo vestígios compatíveis com pedras de fel.A operação visa interromper a atuação do grupo criminoso responsável pelo furto qualificado e pela receptação de produto de alto valor comercial, cuja comercialização ilegal tem se intensificado em razão da elevada cotação no mercado internacional.


DELEGACIA DE POLÍCIA CIVIL DE MINEIROS

14ª DELEGACIA REGIONAL DE JATAÍ

 

bottom of page