top of page

Moradores registram neve em municípios catarinenses e gaúchos

Fenômeno marca chegada de frente fria que reduzirá temperaturas nas principais capitais e provocará tempestades no Sul




O Globo

ree


Municípios da Serra Gaúcha e catarinense tiveram os primeiros registros de neve deste ano na noite desta quarta e manhã desta quinta-feira. O fenômeno acontece em razão da chegada de uma frente fria, que também poderá provocar recordes de menores temperaturas do ano em ao menos oito capitais.


Segundo informações do ClimaTempo, o frio poderá se intensificar nas madrugadas e nas primeiras horas de sexta-feira ou sábado.


A chegada da neve foi registrada e recebida com expectativa por moradores de ao menos seis cidades. Entre elas: São Francisco de Paula (RS), Cambará do Sul (RS), São José dos Ausentes (RS), Bom Jesus (RS), São Joaquim (SC), Urupema (SC).


Conforme divulgado pelo Epagri/Ciram, órgão de meteorologia de Santa Catarina, imagens de satélite mostram nuvens sobre a região devido ao deslocamento de uma frente fria, associada a um ciclone extratropical na costa do Rio Grande do Sul. Em Santa Catarina, a previsão é de céu encoberto com chuva fraca do Oeste ao Sul do estado e tempo mais aberto nas demais regiões.


Uma massa de ar frio de origem polar atua no Sul do Brasil deixando as temperaturas baixas, neste início de manhã, variando de 0 a 7°C em boa parte do estado catarinense. Em Florianópolis, a temperatura fica em 13°C.


— A neve foi observada apenas em Urupema nesta manhã, com pequenos flocos. Ao longo do dia, a umidade aumenta e a neve cessa. Amanhã, com o distanciamento do ciclone extratropical, a previsão é que que chegue uma massa de ar seco, que deve gerar tempo estável e dia ensolarado — afirma a meteorologista Gilsânia Cruz.

Comentários


bottom of page