top of page

Ministério da Saúde enviará novas doses de vacinas contra dengue para 29 cidades

Ampliação da imunização visa combater alta incidência da doença em áreas específicas



Olha Goiás

ree


O Ministério da Saúde anunciou que vai enviar doses adicionais de vacinas contra a dengue para 29 municípios nos próximos dias, como parte de um esforço para combater a propagação da doença. Essas doses complementarão o envio anterior para um total de 492 cidades, com a meta de alcançar 521 até a primeira quinzena de março.


A vacinação, que teve início neste mês, é direcionada especificamente para crianças de 10 e 11 anos, com planos de expansão para adolescentes de 12, 13 e 14 anos ainda neste ano. Os municípios selecionados foram escolhidos estrategicamente por estarem em áreas com alta incidência do sorotipo 2 da dengue, conhecido por causar formas mais graves da doença.


A decisão de restringir a distribuição das vacinas foi tomada devido às limitações na produção e oferta do imunizante, desenvolvido pelo laboratório Takeda. Contudo, com a chegada de mais lotes, o Ministério da Saúde planeja estender a vacinação pelo Sistema Único de Saúde (SUS).


Para este ano, foram adquiridas 5,2 milhões de doses, com previsão de mais 9 milhões para 2025. A vacina, chamada de Qdenga, teve seu registro aprovado pela Anvisa em março de 2023 e foi incorporada ao SUS em dezembro do mesmo ano.


Enquanto isso, seis estados, incluindo Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Acre, Goiás e o Distrito Federal, já declararam estado de emergência devido ao aumento de casos de dengue entre a população.

Comentários


bottom of page