top of page

Laudo descarta gripe aviária em aves mortas em Montes Claros de Goiás

Aves que morreram em Montes Claros apresentavam sintomas clínicos, mas não eram portadoras do vírus da gripe aviária


Jornal Opção




Foi descartada a presença de Influenza Aviária nas aves que morreram em Montes Claros de Goiás. O laudo oficial, emitido nesta sexta-feira, 13, pelo Laboratório Federal de Defesa Agropecuária (LFDA), do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), confirmou que as amostras coletadas em uma propriedade do município testaram negativo para o vírus.


A suspeita havia sido registrada na última segunda, 9, após a morte de cerca de 33 galinhas e sete perus com sintomas clínicos inespecíficos.


A notificação acionou os protocolos do Programa Nacional de Sanidade Avícola (PNSA). Técnicos da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) estiveram na propriedade em menos de 12 horas, realizaram a coleta de material biológico e determinaram a interdição cautelar do local até a conclusão das análises.


A agilidade na resposta, segundo a Agrodefesa, reforça o compromisso do órgão com a proteção sanitária da avicultura goiana. “Eles atuam preventivamente e com rapidez para garantir a segurança sanitária da avicultura goiana, mantendo a confiança dos produtores, da população e dos mercados internacionais”, destacou a instituição. 


Apesar do resultado negativo, o trabalho de monitoramento não foi suspenso. A Agrodefesa informou ainda que a vigilância sanitária foi reforçada em todo o estado de Goiás, com atenção redobrada especialmente na região onde o caso foi registrado. 


Além do episódio em Montes Claros de Goiás, há outra investigação em andamento relacionada à morte de aves em Santo Antônio da Barra. Contudo, até o momento, o laudo referente a esse caso ainda não foi liberado pelo laboratório oficial. 


A Agrodefesa reforça que qualquer situação atípica, como a morte súbita de aves ou a manifestação de sinais clínicos suspeitos, deve ser reportada de imediato. O canal oficial para essas notificações é o WhatsApp da instituição, pelo número (62) 98164-1128.

Comentários


bottom of page