Homem é preso em Aparecida por aplicar golpe de quase R$ 300 mil em idosa holandesa
- pereiraalves4
- há 26 minutos
- 2 min de leitura
A investigação começou após o filho da vítima notar transferências suspeitas em euros
Mais Goiás

Um homem de 60 anos foi preso suspeito de aplicar um golpe que lesou uma idosa de 74, em quase R$ 300 mil. A prisão foi realizada na quinta-feira (11), em Aparecida de Goiânia, pelo Grupo de Repressão a Estelionato e outras Fraudes (Gref), da Delegacia Estadual de Investigações Criminais (Deic), após o filho da idosa alertar a mãe de que ela estava sendo vítima de estelionato. A ação que também cumpriu mandado de bloqueio de valores ligados ao caso.
De acordo com a polícia, o golpe durou aproximadamente três anos. O suspeito entrou em contato com a idosa, que tem dupla cidadania (holandesa e brasileira), por meio de uma rede social e criou um perfil falso com o nome “Nabu Badona”, apresentando-se como um pecuarista de Palmas no Tocantins e dono de imóveis em Goiânia e Anápolis.
Para ganhar a confiança da vítima, ele se apresentava como um grande filantropo, alegando doar caminhões de arroz anualmente para instituições de caridade, incluindo a Vila São Cottolengo, em Trindade.
O homem usava estratégias de manipulação emocional, prometendo negócios e imóveis que nunca existiam, e enviava mensagens com justificativas evasivas e referências religiosas para induzir a vítima a realizar transferências em euros por empresas de câmbio. Ele também bloqueou a idosa em todas as plataformas de comunicação quando percebeu que ela poderia desconfiar.
Golpe descoberto
O fato foi descoberto pelo filho da vítima, que percebeu que a mãe estava sendo vítima de golpe e a alertou sobre o esquema. Durante a investigação, a Polícia Civil verificou que o suspeito já tinha histórico criminal no Tocantins, incluindo infração ao Estatuto do Idoso em Gurupi, com golpe semelhante contra outra vítima, além de registros por ameaças a familiares. Nos últimos anos, ele se movimentava entre cidades de Goiás e Tocantins, para dificultar o trabalho da polícia.
Durante o interrogatório, o suspeito confessou ter se apropriado do dinheiro da idosa. Ele foi preso em Aparecida de Goiânia, e os valores ligados ao golpe foram bloqueados pelas autoridades.
A divulgação da imagem do preso foi procedida nos termos da Lei nº 13.869/2019 e da Portaria nº 547/2021 – PC, conforme despacho do(a) delegado(a) de polícia responsável pelo inquérito policial, de modo que a publicação de sua imagem possa auxiliar no surgimento de novas vítimas e testemunhas que façam seu reconhecimento, além de novas provas.