Homem dorme na rua após receber alta e descobrir que ambulância havia o deixado para trás
- pereiraalves4
- há 4 dias
- 3 min de leitura
Segundo relato, o atendimento de Natan demorou cerca de 30 minutos
Mais Goiás

Um morador de Indiara passou a noite do lado de fora do Hospital Estadual de São Luís de Montes Belos, entre domingo (4) e a manhã de segunda-feira (5), após a ambulância da prefeitura deixá-lo no local e não aguardar o fim do atendimento.
Natan Moreira dos Reis, de 26 anos, contou ao Mais Goiás que ele e o primo, que o acompanhava, ficaram sentados em bancos em frente à unidade, entrando apenas para usar o banheiro e beber água.
De acordo com Natan, após sofrer um acidente de moto, ele procurou atendimento médico em Indiara, onde realizou exames de raio-x e recebeu uma tala no braço, sendo orientado a aguardar em casa até surgir vaga para encaminhamento.
Ele permaneceu três dias com o braço fraturado até que, no domingo, foi informado pela equipe de saúde de Indiara de que havia surgido uma vaga para avaliação em São Luís de Montes Belos.
No domingo, Natan foi orientado a aguardar a ambulância e recebeu autorização para viajar com um acompanhante, então levou o primo. Ao chegar ao hospital estadual, o motorista da ambulância abriu a porta do veículo e deixou o paciente no local, sem aguardar o fim do atendimento.
Natan entrou sozinho na unidade, já que o acompanhante não teve permissão para acompanhá-lo. Pouco depois, foi chamado para atendimento médico.
Após a realização de um novo exame de raio-x, o médico descartou a necessidade de cirurgia e realizou apenas o engessamento do braço, procedimento que, segundo o paciente, durou cerca de 30 minutos. Ao sair da unidade, Natan percebeu que a ambulância já havia deixado o local, impossibilitando seu retorno para Indiara.
Natan tentou contato com os responsáveis pelo transporte de Indiara, mas afirma que as ligações não foram atendidas. A esposa do paciente também tentou intervir, indo até o Hospital Municipal de Indiara, mas, segundo o relato, não recebeu explicações diretas, apenas um recado repassado por um segurança.
Ainda conforme Natan, funcionários do próprio Hospital Estadual tentaram contato com a coordenação de transportes de Indiara, novamente sem sucesso.
Volta para casa
Na manhã seguinte, Natan explicou que uma funcionária do hospital se sensibilizou com a situação e ofereceu café e pães de queijo, único alimento recebido pelo paciente até o retorno para casa. Natan afirmou que o atendimento recebido no hospital estadual foi adequado e que a responsabilidade pelo ocorrido não é da unidade de São Luís de Montes Belos, mas sim do sistema de transporte de Indiara.
Inicialmente, o paciente foi informado de que a ambulância seguiria para Goiânia e que somente no retorno poderia buscá-lo, sem previsão de horário. Após horas de espera e sem resposta, ele perdeu a esperança de retorno naquela noite. Natan afirma que passou a noite acordado com o primo, aguardando.
Somente na manhã seguinte, por volta das 7h30, um veículo saiu de Indiara para buscá-lo, chegando ao hospital por volta das 9h. O retorno para casa ocorreu no fim da manhã, e Natan chegou em Indiara por volta das 10h30 a 11h.
Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde de Indiara afirmou que a transferência do paciente para o Hospital Estadual de São Luís de Montes Belos foi autorizada pelo sistema de regulação estadual especificamente para internação e cirurgia, com leito já reservado.
No entanto, “houve uma mudança inesperada de conduta médica na unidade estadual, que optou pela alta do paciente, divergindo da regulação de internação aprovada no sistema”.






.png)




Comentários