top of page

Guia de pesca pega peixe de 120 quilos e com cerca de 2 metros no Rio Araguaia

G1



O guia de pesca Josevaldo Camargo pescou um peixe de 120 quilos e com cerca de dois metros de comprimento no Rio Araguaia. O feito aconteceu na cidade de Nova Crixás, na região norte de Goiás. O guia conta que há 15 anos pesca no Rio Araguaia, sendo dez anos só de pesca esportiva.


A captura do peixe de cerca de dois metros aconteceu na terça-feira (4). O guia contou que foi o maior peixe que ele já capturou e que levou mais de uma hora para pescar. Após a pesca, o guia mediu o animal e o soltou no rio novamente.


O biólogo Edson Abrão explicou que o peixe capturado pelo Josevaldo é uma piraíba. Segundo ele, essa espécie é o maior peixe de couro da América do Sul, podendo viver até cerca de 40 anos e chegar a 300 quilos. Edson contou que a espécie pode chegar até 3,8 metros de comprimento.


“Mas nunca foi encontrada uma piraíba nesse peso. Já foi encontrada no máximo, o máximo é 160 quilos”, esclareceu.


Por ser um animal onívoro, animais que se alimentam tanto de vegetais quanto de outros animais, a piraíba é considerada o “tubarão de água doce”. Edson contou que esse peixe quase não tem predador em água doce. “Então, ele se alimenta de tudo que vê pela frente, tanto animais menores. Ele abate também animais até, às vezes, quase o tamanho deles, como pirarucu”, disse.


Extinção


O biólogo contou que a piraíba é uma espécie de peixe em extinção devido à pesca predatória. Com a redução da população de piraíbas, pode desencadear um desequilíbrio nas populações de peixes em seu habitat, já que ele se alimenta de outras espécies.

 
 
 

Comments


bottom of page