top of page

GP do Azerbaijão: Verstappen vence e Williams tem 1º pódio em 3 anos; Bortoleto é 11º

Sainz conquistou primeiro pódio pela equipe inglesa, desde a transferência da Ferrari nesta temporada. Russell, segundo colocado, pôs Mercedes na vice-liderança do Mundial





GE

ree



Pole position, Max Verstappen faturou uma vitória segura neste domingo do GP do Azerbaijão liderando de ponta a ponta. O pódio no Circuito de Rua de Baku foi completado por George Russell, que foi de quinto a segundo e ajudou a Mercedes a tomar novamente a vice-liderança do Mundial da Ferrari. Carlos Sainz, terceiro, conquistou seu primeiro top 3 pela Williams e quebrou um jejum da equipe de três anos. Gabriel Bortoleto foi 11º, beneficiado por uma punição a Alexander Albon.


Bortoleto se beneficiou, na largada, da batida que tirou Oscar Piastri da prova: de 13º, subiu para 12º. Superando o mentor Fernando Alonso, e entrou no top 10 com os pit stops dos rivais mas perdeu posições com sua parada na volta 27. De oitavo a 16º, o brasileiro passou Esteban Ocon, o colega Nico Hulkenberg e Lance Stroll. Como Albon levou 10s por bater em Franco Colapinto, Gabriel passou a 11º.


Segundo no grid após uma classificação caótica, Sainz perdeu a posição graças à estratégia da Mercedes. Deixar Russell mais tempo na pista fez o inglês subir ao top 3; com o pit stop do espanhol, o George assumiu a vice-liderança definitivamente. Ainda assim, valeu o primeiro pódio da Williams desde o GP da Bélgica de 2021, quando o mesmo Russell completou a prova em segundo lugar.


A batida de Piastri na largada se somou ao dia ruim de Lando Norris: superado na largada por Isack Hadjar, ele ainda sofreu com outro pit stop lento, de 4s. O inglês caiu para oitavo e cruzou a linha de chegada em sétimo; os resultados, somados ao pódio da Mercedes, adiaram o título de construtores da McLaren para o GP de Singapura.


A F1 retorna daqui a duas semanas com o GP de Singapura, válido como a 18ª rodada da temporada.



Comentários


bottom of page