Governo de Goiás libera R$ 99,4 milhões do FCO para fortalecer o agronegócio em 43 cidades
- pereiraalves4
- 21 de jun. de 2025
- 2 min de leitura
Recurso deve ser ofertado para produtores da Região Sul e Sudeste do Estado
Jornal Opção

A Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) aprovou a liberação de R$ 99,4 milhões de crédito para produtores rurais de 43 municípios goianos. Os fundos vieram através do Fundo Constitucional do Centro-Oeste (FCO), recurso federal destinado ao aprimoramento social e econômico dos estados da Região Centro-Oeste.
Em entrevista, a superintendente de Produção Rural da Seapa, Patrícia Honorato, afirma que os recursos liberados vieram através da última reunião do órgão públicos e privados que deliberaram sobre a tomada de crédito dos produtores rurais, desde os micro, pequenos ou médio produtores.
Para Patrícia, o FCO é um dos recursos mais importantes para o investimento do agronegócio junto com o Plano Safra por oferecer créditos rurais com juros subsidiados ao setor produtivo, atualmente, o aporte é corrigido com um juro de 6,30% ao ano. Contudo, alerta que a correção anual pode sofrer uma alteração com o aumento de 0,25% da Taxa Básica de Juros (Selic) para 15%, anunciada pelo Banco Central (BC).
“Hoje, o FCO é uma das principais linhas de crédito mais desejadas pelos produtores, justamente porque eles entram em linhas de crédito de mercado. Nesse sentido, é por isso que é importante que a gente lute cada vez mais para manter o FCO vivo”, afirma.
Segundo dados da última liberação do sistema Aroeira, os investimentos foram destinados principalmente para pequenos e médios produtores, cerca de 86% do montante. Além disso, as principais áreas destinadas para o recurso é a produção de soja, milho e cultura de corte de bovinocultura, o que representa 34,95%, 32,58% e 14,29%, respectivamente.
Destes investimentos, os empréstimos devem ser alocados principalmente para municípios da Região Sul e Sudeste do Estado, como Jataí, Rio Verde, Serranópolis, Mineiros, Aporé, Caçu e Cachoeira Alta. Contudo, o aporte liberado com maior valor foi um pedido de um pequeno produt






.png)




Comentários