top of page

Governo de Goiás decreta situação de emergência por Síndrome Respiratória Aguda Grave, diz Secretaria de Saúde

Segundo a secretaria, o estado atingiu uma taxa acima do esperado de casos da doença. De acordo com dados da Saúde, houve um aumento nas internações relacionadas a doença.




G1-Goiás





O Governo de Goiás decretou situação de emergência devido à Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag), informou a Secretaria de Estado de Saúde (SES) goiana. Segundo a secretaria, o estado atingiu uma taxa acima do esperado de casos da doença.


Na segunda-feira (30), a SES fará uma coletiva de imprensa para explicar o decreto. De acordo com dados da secretaria, houve um aumento nas internações relacionadas a doença de 33,27% em relação ao mesmo período do ano anterior.


As cidades do estado pediram ao Ministério da Saúde recursos financeiros para converter leitos de terapia intensiva (UTI) para o atendimento de casos da Srag, informou a SES.


Ainda de acordo com os dados da Saúde, durante o ano de 2024 foram registrados 7.477 casos da síndrome, com 905 provocados por influenza e 960 por Covid-19. Já em 2025, foram registrados 6.743 casos até o momento, com 1.117 sendo por influenza e 306 por Covid-19, um aumento de mais de 50% em comparação com o mesmo período.


Sobre os sintomas, segundo a secretaria, eles podem envolver desconforto respiratório ou pressão persistente no tórax, com saturação menor que 95%. A Srag é causada por diferentes vírus respiratórios, como a própria influenza e a Covid-19.

Comentários


bottom of page