top of page

Estados Unidos investigam JBS e outras empresas por suspeita de cartel

Empresa fundada em Goiás controla 86% do mercado de processamento de carne bovina dos EUA com outras três companhias






Mais Goiás

ree




O Departamento de Justiça (DOJ) dos Estados Unidos investiga, desde sexta-feira (7), a atuação das maiores empresas de processamento de carne que atuam no país, entre elas o frigorífico JBS, fundado em Anápolis há mais de 70 anos. A informação foi divulgada em comunicado pela Casa Branca e atinge outras multinacionais, como a Cargill, Tyson Foods e National Beef.


Segundo os EUA, as quatro controlam cerca de 85% do mercado de processamento de carne bovina do país. Eram 36% em 1980, conforme dados oficiais. A ideia do governo é determinar se ocorre cartel entre as empresas, ou seja, coordenação de preços ou restrição de capacidade de produção para elevar o valor.


Para o DOJ, “ao examinar se essas empresas violaram as leis antitruste por meio de preços coordenados ou restrições de capacidade, esta investigação irá erradicar qualquer conluio ilegal, restaurar a concorrência justa e proteger nossa segurança alimentar”.


O presidente Donald Trump também se manifestou pelas redes sociais. “Sabe-se que há algo de suspeito. Vamos descobrir a verdade muito rapidamente. Se houver crime, os responsáveis pagarão um preço alto”, escreveu. A JBS é controlada pela holding brasileira J&F Investimentos, que fornece quantidade significativa de carne bovina e suína no mercado nos EUA.



Comentários


bottom of page