top of page

Desgaste físico preocupa, e Flamengo deve ser obrigado a rodar elenco antes da próxima Data Fifa

Brasileirão é prioridade, mas clube vê alguns jogadores no limite, e Filipe Luís tende a fazer mudanças nas três próximas partidas; veja números dos atletas no jogo contra o Estudiantes






GE

ree




Classificado para a semifinal da Libertadores, o Flamengo fez jogo desgastante contra o Estudiantes na quinta-feira e continuará fora do Rio de Janeiro. Da Argentina, a delegação viajou para São Paulo, onde enfrentará o Corinthians neste domingo, às 20h30, pelo Brasileirão.


O clube agora olha com preocupação para o campeonato que é sua prioridade na temporada, por causa do desgaste físico dos jogadores. O técnico Filipe Luís deverá ser obrigado a rodar o elenco.


Por causa deste desgaste, o Flamengo mira a paralisação para a próxima Data Fifa - de 6 a 14 de outubro - como solução para recuperar o elenco. Até lá, no entanto, terá três jogos com intervalos pequenos entre eles, todos pelo Campeonato Brasileiro, competição da qual é líder, mas sem folga: tem um ponto a mais do que o vice-líder Cruzeiro (tem um jogo a mais do que o Fla) e dois a mais do que o terceiro colocado Palmeiras (tem um jogo a menos do que o Fla).


  • 28/09 - Corinthians x Flamengo - Neo Quimica Arena

  • 02/10 - Flamengo x Cruzeiro - Maracanã

  • 05/10 - Bahia x Flamengo - Arena Fonte Nova


No último jogo do Brasileirão, empate com o Vasco, Filipe Luís precisou poupar meio time por causa do desgaste. Ele alegou que os jogadores não conseguiram se recuperar a tempo depois da vitória sobre o Estudiantes, no jogo de ida das quartas da Libertadores. A partida contra os argentinos foi em uma quinta-feira, e o clássico no domingo. Dois dias de intervalo apenas.


O mesmo acontece agora, porém, com o agravante dos jogos serem fora do Rio de Janeiro. O mais provável é que o Flamengo vá a campo com um time modificado neste domingo.


Uma provável escalação tem: Rossi; Royal, Danilo, Léo Pereira (Ortiz), Viña; De la Cruz, Jorginho (Allan), Arrascaeta (Carrascal); Luiz Araújo, Samuel Lino (Cebolinha) e Bruno Henrique (Pedro).


No confronto contra o Estudiantes, alguns jogadores foram a campo perto do limite físico. Plata chegou a ser avaliado antes da partida. Filipe Luís disse, na entrevista coletiva, que Jorginho seria substituído antes, mas só ficou em campo até o fim por causa da cobrança de pênaltis, já que o meia é um dos principais batedores do time. Saúl também apresentou desgaste.


O Flamengo jogou em outra rotação na Argentina. Arrascaeta, por exemplo, errou muitos passes e ficou longe de ser o jogador que desequilibra para o time, tanto que foi substituído no segundo tempo, mesmo com a iminente disputa pela vaga nos pênaltis. Pedro também saiu na etapa final. Mesmo assim, ambos apresentaram números físicos acima da média.


Números divulgados pelo Flamengo ilustram a exigência do jogo em La Plata. Cada jogador percorreu, em média, 11,1 km durante a partida, índice acima do que foi registrado na temporada. Segundo os dados do clube, o time registrou 1,27 km de média em alta intensidade, outro número superior ao que costuma acontecer. A equipe ainda atingiu 135% da média na métrica que mede a distância percorrida em esforços de alta intensidade, como sprints, acelerações e desacelerações, e também em corridas de alta velocidade.





Comentários


bottom of page