top of page

Cisne negro morre no zoológico de Goiânia, e local é fechado para investigar gripe aviária, diz prefeitura

Ave vivia em regime livre no parque. Medida começou nesta segunda-feira (9) e deve permanecer até que o resultado dos exames esteja pronto, o que pode levar até 10 dias úteis.




G1-Goiás




Um cisne negro morreu no zoológico de Goiânia e, segundo a Secretaria Municipal de Gestão de Negócios e Parcerias (Segenp), a partir desta segunda-feira (9) o local ficará fechado para o público até que a causa da morte seja confirmada. O resultado do exame pode levar até 10 dias úteis, e a prefeitura investiga se a morte pode ter sido causada pela gripe aviária.


De acordo com a Segenp, essa medida faz parte das ações preventivas do Ministério da Agricultura e pela Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), quando existe suspeita de gripe aviária (H5N1).


Segundo a Agrodefesa, a ave fazia parte do plantel do zoológico de Goiânia, e vivia em regime de vida livre no local. A Segenp disse que a decisão de proibir visitas ao local tem como objetivo garantir a segurança sanitária dos animais, dos visitantes e colaboradores.


Em nota a Segenp informou que equipes técnicas permanecerão atuando em regime de plantão para monitorar e reforçar os protocolos sanitários já existentes.


Também por meio de nota, a Agrodefesa disse que fiscais fizeram a coleta de amostras, que depois foram enviadas para o Laboratório Federal de Defesa Agropecuária (LFDA) do Mapa, em Campinas (SP), onde serão analisadas em laboratório.

Comentários


bottom of page