Defesa Civil estima que os temporais tenham atingido pelo menos 1,74 milhão de pessoas até agora
O Globo
Drama das chuvas: voluntários trabalham no resgate de moradores em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul — Foto: Anselmo Cunha / AFP
O número de desalojados em decorrência das chuvas que atingem o Rio Grande do Sul subiu de 165.112 para 327.105, de acordo com o último boletim da Defesa Civil do estado, divulgado na noite desta quinta-feira (9). Há ainda o registro de 107 mortes, 134 desaparecidos e estima-se que o temporal tenha atingido pelo menos 1,74 milhão de pessoas até agora.
As autoridades locais ainda investigam se uma morte está relacionada com eventos meteorológicos. Ao todo, há 68.519 pessoas em abrigos e 754 pessoas feridas socorridas. São 431 municípios afetados pelas enchentes.
Queda no nível do Guaíba
O Guaíba voltou a ficar abaixo de cinco metros pela primeira vez desde o último sábado. Na tarde desta quinta-feira, a altura da água foi registrada em 4,90 metros, às 15h15, ainda acima da cota de inundação de três metros. Durante a última semana, o lago testemunhou recordes alarmantes de elevação, resultando na invasão das suas águas pelas ruas de Porto Alegre (RS).
Apesar da queda, ainda paira uma incerteza entre especialistas e autoridades locais quanto ao prazo de escoamento, principalmente devido à previsão de chuva para os próximos dias.
Comments