top of page

Brasileiro quer semana de trabalho de quatro dias, aponta pesquisa

Sete a cada dez trabalhadores acreditam que o governo deveria incentivar as empresas a adotar a semana de trabalho reduzida


Jornal Opção

Maioria defende incentivos a empresas que reduzirem jornada de trabalho. | Foto: Reprodução.



Uma pesquisa realizada pelo Instituto DataSenado revela que 73% dos brasileiros defendem que o governo conceda incentivos às empresas que optassem pela implementação da semana de trabalho de quatro dias. Mais da metade da população (54%) acredita que uma carga horária menor contribuiria para a melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores, principalmente por impactar positivamente a saúde mental.


Enquanto isso, 34% não veem diferença nessa mudança e 9% acreditam que a situação poderia piorar. Os demais entrevistados não souberam ou preferiram não responder.


Entre aqueles que acreditam que a redução da jornada de trabalho poderia deteriorar a qualidade de vida dos trabalhadores, a principal preocupação é com a possível diminuição da renda.


Entretanto, quando questionados especificamente sobre a redução da jornada de cinco para quatro dias sem redução salarial, cerca de metade dos brasileiros (51%) acredita que tal medida seria benéfica.


Produtividade


Apesar da confiança da população na melhoria da qualidade de vida do trabalhador com a redução da jornada, as opiniões divergem em relação à produtividade. Para 35%, a produtividade aumentaria, enquanto 21% acreditam que diminuiria e 40% afirmam que a redução de jornada não teria impacto na produtividade dos trabalhadores.


Os resultados da pesquisa mostram uma percepção semelhante sobre os impactos que a redução da jornada teria para as empresas: 40% dos entrevistados acreditam que não afetaria as empresas, 21% preveem lucros e 33% prejuízos.

44 visualizações0 comentário

תגובות


bottom of page