top of page

Bradesco é condenado a ressarcir e indenizar idoso de Goiás que perdeu R$ 60 mil em golpe telefônico

  • há 1 dia
  • 2 min de leitura

Vítima recebeu uma ligação avisando de um empréstimo e acabou transferindo valor via Pix para cancelar a operação





Portal 6




O Banco Bradesco foi condenado a ressarcir um idoso aposentado que perdeu R$ 60 mil ao sofrer um golpe telefônico. Além disso, ainda precisará indenizar a vítima, no valor de R$ 10 mil, por danos morais.


A decisão foi do juiz Fábio Amaral, da Vara Judicial de Bom Jesus, no Sul do estado, que considerou que houve falha na prestação do serviço.


Como o idoso realizou um empréstimo consignado e repassou o valor para os golpistas, o magistrado destacou que o banco tem responsabilidade sobre fraudes praticadas por terceiros no âmbito de operações bancárias.


Segundo informações do site especializado Rota Jurídica, a vítima recebeu ligação de uma pessoa que dizia ser funcionária do Bradesco, alegando um suposto empréstimo no nome do idoso.


Para cancelar a operação, ele precisaria fazer transferências via Pix, enviando R$ 58.199,77 a contas de terceiros. Depois de perceber o golpe, a vítima fez um boletim de ocorrência e procurou o Bradesco, mas não conseguiu solucionar o problema.


De acordo com o advogado, o idoso recebe um salário mínimo de aposentadoria, mas o empréstimo feito pelos golpistas tinha parcela mensal de mais de R$ 3 mil. O valor seria nove vezes maior que o limite legalmente permitido para descontos consignados no benefício.


Para o magistrado, o golpe só foi possível porque o banco não comprovou ter sido diligente na guarda dos dados pessoais e bancários da vítima, de forma que os estelionatários conseguiram acesso a essas informações.


O juiz ressaltou que o golpe não teria acontecido se o Bradesco tivesse identificado o padrão típico de fraude, que era diferente das movimentações comuns da conta.

Comentários


bottom of page