Após dois dias na UTI, morre criança que ficou submersa em fenda de cachoeira em Pirenópolis
- há 7 minutos
- 2 min de leitura
Menina de 9 anos ficou cerca de 20 minutos presa na água, chegou a ser reanimada e transferida de helicóptero, mas não resistiu
Mais Goiás

Após dois dias internada na UTI, morreu na madrugada desta quarta-feira (18) a criança de 9 anos que havia ficado cerca de 20 minutos submersa, presa em uma fenda entre pedras, na cachoeira de Usina Velha, em Pirenópolis. A morte foi confirmada pelo Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira, onde a menina estava em estado grave após complicações causadas por afogamento.
O acidente aconteceu na manhã de segunda-feira (16). De acordo com o Corpo de Bombeiros, a corporação foi acionada por volta das 10h30 para atender a ocorrência considerada crítica. A menina foi retirada por um guarda-vidas com ajuda de pessoas que estavam no local, já inconsciente e sem sinais vitais, indicando possível parada cardiorrespiratória.
Operação de resgate
Ainda na área da cachoeira, o profissional iniciou manobras de reanimação com apoio de populares. Quando as equipes de resgate chegaram, deram continuidade ao atendimento com reanimação cardiopulmonar e uso de desfibrilador automático externo. Após recuperar os sinais vitais, a criança foi levada com suporte de oxigênio a uma unidade de saúde, onde médicos conseguiram estabilizar o quadro.
Devido à gravidade, socorristas dos Bombeiros e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência montaram uma operação para viabilizar o transporte. Uma aeronave e ambulâncias foram utilizadas no trajeto até o Hugol, onde permaneceu sob cuidados intensivos até a confirmação da morte.
Cachoeira de Usina Velha
A unidade informou que todas as medidas terapêuticas possíveis foram adotadas, mas o quadro clínico evoluiu de forma irreversível.
Em nota, a administração da Cachoeira Usina Velha disse que a equipe de resgate do local e turistas tentaram retirar a criança enquanto o Corpo de Bombeiros era acionado.
“Após o ocorrido, representantes da administração buscaram contato com a família no hospital para prestar apoio e acompanhamento, ocasião em que receberam a informação de que a criança havia sido reanimada pela equipe médica e encaminhada para cuidados intensivos especializados”, disse em trecho do comunicado. A Cachoeira Usina Velha segue acompanhando o caso com atenção e solidariedade, ao mesmo tempo em que realiza avaliação técnica das circunstâncias do incidente, visando o aprimoramento contínuo das medidas de segurança e prevenção”






.png)
