top of page

Xodó de Vítor Pereira, Matheus Gonçalves fura fila no Flamengo e chama atenção por personalidade

Globo Esporte



A personalidade forte faz Matheus Gonçalves ficar em evidência a cada toque na bola em um jogo profissional do Flamengo. O holofote vem desde a base, onde foi o grande destaque em 2021 nas conquistas da categoria sub-17.

A tríplice coroa (Brasileirão, Copa do Brasil e Supercopa) foi conquistada quando Matheus era um dos caçulas do elenco e ainda tinha 16 anos de idade. O jovem foi um dos pilares dessas conquistas e, não à toa, na época, o Flamengo correu para assinar o primeiro contrato profissional.

A multa é estipulada em 100 milhões de euros para o mercado internacional. O vínculo atual é até 2025.

Na final da Copa do Brasil, Matheus fez um gol e deu uma assistência na vitória por 3 a 0 contra o São Paulo.

A temporada de 2022 só não foi melhor por conta de uma fratura na coluna que o afastou dos gramados por algum tempo. Assim, foram apenas 19 jogos pela base no ano. O ano, no entanto, também trará boas lembranças a Matheus Gonçalves. Foi o ano da estreia no profissional, com Dorival Júnior, na vitória em cima do América-MG, em outubro. O jovem atuou também contra o Corinthians e Coritiba. Ao todo, menos de 20 minutos em campo.

A chegada de Vítor Pereira, em 2023, fez Matheus Gonçalves caminhar alguns degraus. Em um primeiro momento, o garoto chamou atenção nos treinamentos integrados entre profissional e a base. A presença foi se carimbando no dia a dia e o jogador foi figurando entre os relacionados.

A estreia sob o comando do português aconteceu no segundo tempo da partida contra o Resende, pelo Carioca. Matheus entrou, mudou o ritmo da partida, abriu o placar e viu o Flamengo vencer por 2 a 0.

O encantamento de VP tem sido comprovado em campo, e Matheus atuou em todos os jogos seguintes: Independiente del Valle (em Quito), Botafogo, e Independiente del Valle (no Rio). Aos 17 anos, o jovem foi titular no clássico carioca e marcou o segundo gol no profissional.

O jeito resenha e brincalhão nos bastidores faz Gonçalves ser sempre enturmado com os mais velhos, já que é sempre o caçula das categorias por onde passa. Concentração e seriedade em dia de jogo são as principais características do jovem de 17 anos que vem demonstrando personalidade no profissional.

A atuação contra o Del Valle no Maracanã fez o garoto ser aplaudido ainda com a bola rolando em um lance que invadiu a área, fez fila, mas deixou a bola escapar no último toque. Matheus acertou 100% dos dribles (6/6), ganhou 8 de 10 duelos, deu quatro chutes e um passe decisivo.

A idade, claro, é um componente que faz qualquer avaliação sobre Matheus seja feita com carinho. A ideia é que a transição seja feita de maneira calma, sem pular etapas para que o crescimento seja gradual.

Por enquanto, Matheus Gonçalves está à disposição do profissional e não viajou com o sub-20 para a estreia do Flamengo no Brasileirão. Isto, porém, não impede que o jogador atue nas outras rodadas da competição.

Canhoto, com talento, bons dribles e uma personalidade invejável, Matheus Gonçalves trabalha para se tornar realidade em um Flamengo recheado de nomes carimbados.

11 visualizações0 comentário
bottom of page