Verstappen troca motor e perde posições no grid do GP de São Paulo
- pereiraalves4
- 1 de nov. de 2024
- 2 min de leitura
Tricampeão precisou fazer a sexta reposição do motor de combustão interna, parte de sua unidade de potência, e já não tem mais chance de largar da pole na corrida deste domingo
GE

Max Verstappen no GP de São Paulo da F1 em 2024 — Foto: Mark Thompson/Getty Images
A RBR já não deve mais contar com Max Verstappen na pole position do GP de São Paulo, neste domingo. Isso porque o holandês precisou trocar um componente de seu motor, o motor de combustão interna (ICE), pela sexta vez. Com isso, ele perde cinco posições no grid inicial da prova. A classificação que define as colocações de largada será neste sábado, em Interlagos.
A equipe austríaca já havia evitado uma punição no GP do México, na última semana, ao instalar na unidade de potência do tricampeão uma peça que já fazia parte dos conjuntos usados por ele. Com um motor mais lento, porém, o líder do campeonato sofreu com uma perda de potência e foi mais lento até que o colega Sergio Pérez, que ficou em 17º na corrida vencida por Carlos Sainz.
Não largar da pole position pode dificultar ainda mais a vida do piloto, que precisa voltar a vencer depois de dez GPs fora do topo do pódio; a quatro corridas para o fim da temporada, ele vê o vice-líder Lando Norris aproximar-se, mesmo que ainda devagar.
No entanto, com a punição sofrida após dois incidentes com o rival da McLaren, Max viu o britânico descontar dez dos 57 pontos de desvantagem que tinha na tabela.
Uma unidade de potência de um carro de Fórmula 1 é composta por algumas peças: o motor de combustão interna (ICE); o MGU-H e o MGU-K, que recuperam energia térmica e cinética e transformam em potência; o turbo; a central eletrônica, a bateria e o exaustor.
Cada piloto pode usar até quatro ICEs, MGU-Hs, MGU-Ks e turbos, oito exaustores, e duas baterias e centrais eletrônicas. Eles podem alternar dentro deste pool de peças conforme a necessidade, mas no momento em que excedem o número limite, passam a ser punidos, por cada dispositivo trocado.
Comments