top of page

Verstappen se diz honrado por igualar recorde de Senna em Imola

Tricampeão da RBR chegou neste sábado do GP da Emilia-Romagna a oito poles positions consecutivas na temporada 2024, marca que o ídolo brasileiro da F1 estabeleceu entre 1988 e 1989


GE

Max Verstappen igualou recorde de Ayrton Senna de oito poles positions consecutivas, no GP da Emilia-Romagna de F1 em 2024 — Foto: Jakub Porzycki/NurPhoto via Getty Images




Quase 35 anos depois, um piloto alcançou o recorde estabelecido por Ayrton Senna de poles positions consecutivas na F1: Max Verstappen. Pole no GP da Emilia-Romagna deste sábado, o tricampeão, que já vem acumulando uma série de marcas importantes na carreira nos últimos anos, honrou a memória do piloto que faleceu há exatas três décadas neste mesmo Autódromo Enzo e Dino Ferrari.


- Faz 30 anos desde que ele faleceu nesta pista, então é claro que eu me sinto honrado em conquistar a pole aqui aqui. De certa forma, é um jeito legal de homenageá-lo. Ele foi um ser humano e um piloto incrível, especialmente em voltas de classificação. Estou muito, muito feliz - declarou Verstappen após a sessão.


Senna estabeleceu seu recorde de oito poles sucessivas entre os GPs da Espanha de 1988, ano de seu primeiro título, e o dos Estados Unidos em 1989 - ano em que seu grande rival Alain Prost levou a melhor. Nos dias de hoje, Verstappen tem sido absoluto em classificações desde o GP de Abu Dhabi em novembro de 2023. Além disso, ele é o único detentor de poles nesta temporada de 2024.


O holandês começou o fim de semana em Imola com dificuldades - embora seja o maior vencedor do GP da Emilia-Romagna com duas vitórias desde que a etapa estreou, em 2020. Max sofreu com seu carro nos dois primeiro treinos livres; após ajustes, teve uma sessão um pouco melhor no TL3 deste sábado.


Na classificação, entretanto, tudo mudou; o tricampeão liderou os três segmentos da disputa e chegou a 39 poles na carreira, embora sua vantagem no decorrer da sessão não tenha sido tão larga. Ele ficou à frente de Oscar Piastri, da McLaren, por 0s074. Vale lembrar que a equipe britânica vem de vitória na etapa anterior, o GP de Miami, com Lando Norris.


- Eu não esperava (a pole). Fizemos algumas mudanças no final antes da classificação e parece que elas melhoraram (o carro). Eu podia ter me esforçado um pouco mais. Mas essa pista é inacreditável. Estar no limite aqui em uma volta de classificação, perto da brita... Eu cheguei a passar pela brita na última curva. Ainda estou nervoso, a adrenalina é muito grande - detalhou Max.

9 visualizações0 comentário

Comentarios


bottom of page