Vendaval pode atingir cidades de Goiás a partir desta terça-feira; veja quais
- pereiraalves4
- 19 de ago.
- 2 min de leitura
Previsão do Inmet é que ventos cheguem a 60 km/h. Instituto orienta que ninguém se abrigue embaixo de árvores, por risco de quedas de galhos e de descargas elétricas
G1-Goiás

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de vendaval para seis estados do país, entre eles Goiás, a partir desta terça-feira (19), quando 13 cidades do sul e sudoeste goianos podem ser atingidos. Já na quarta-feira (20), o número de municípios atingidos sobe para 20
Segundo o Inmet, a velocidade dos ventos deve variar de 40 km/h a 60 km/h, com baixo risco de queda de galhos das árvores. Apesar do risco baixo, o instituto orienta que ninguém se abrigue embaixo de árvores, em função também da possibilidade de descargas elétricas. Também não se deve estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
Os municípios goianos que devem ser atingidos pelo vendaval nesta terça-feira são:
Aporé
Cachoeira Alta
Caçu
Chapadão do Céu
Itajá
Itarumã
Jataí
Lagoa Santa
Mineiros
Perolândia
Portelândia
Santa Rita do Araguaia
Serranópolis
Os municípios goianos que devem ser atingidos pelo vendaval na quarta-feira são:
Aparecida do Rio Doce
Aporé
Cachoeira Alta
Caçu
Caiapônia
Chapadão do Céu
Doverlândia
Itajá
Itarumã
Jataí
Lagoa Santa
Mineiros
Paranaiguara
Perolândia
Portelândia
Quirinópolis
Rio Verde
Santa Rita do Araguaia
São Simão
Serranópolis
Segundo a meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) em Goiás, Elizabete Alves, os ventos fortes se devem à frente fria que avança no Sul do país e chegando ao Mato Grosso do Sul.
"E essa questão da ventania é favorecida pelo sistema ciclônico, que está atuando no mar. Ela pode trazer destelhamento e nuvem de poeira, principalmente no extremo sudoeste, como Chapadão do Céu. E, pontualmente, pode chegar às regiões de Rio Verde e de Jataí", explicou Elizabete.






.png)




Comentários