top of page

Veículos com final de placa 1 e 2 têm até a próxima semana para pagar o IPVA

O calendário de pagamento completo está disponível no site da Secretaria da Economia


Olha Goiás

Foto: Secom


A próxima semana será o encerramento do prazo para os proprietários de 246,7 mil veículos com finais de placa 1 e 2 quitarem o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2023 em Goiás.

Para aqueles cujas placas terminam em 1, a data limite para pagamento do tributo e do licenciamento anual (CRLV) é segunda-feira, 11 de setembro, coincidindo com o vencimento da nona e última parcela para aqueles que escolheram dividir o imposto. Já para os veículos com placas terminando em 2, a cota única e a parcela final devem ser pagas até terça-feira, 12 de setembro.


O calendário de pagamento completo, que também inclui as datas da nona parcela para finais 3 a 0 (13 a 22 de setembro), está disponível no site da Secretaria da Economia. A emissão do boleto do IPVA 2023 deve ser feita diretamente pelo contribuinte no site do Detran Goiás ou pelo aplicativo Detran GO ON.


Aqueles que optaram pelo parcelamento, mas não cumpriram o pagamento de uma ou mais parcelas anteriores e agora desejam quitar o imposto, podem emitir a parcela única, que conterá o valor residual. Neste ano, um total de 67,5 mil proprietários de veículos com finais de placa 1 e 2 escolheram dividir o tributo, enquanto 126,9 mil já pagaram o imposto completo. Outros 179,2 mil contribuintes preferiram não parcelar e devem ficar atentos ao prazo final da cota única.


O gerente do IPVA da Secretaria da Economia, Jorge Arêas, destaca as penalidades previstas na legislação para aqueles que não quitarem o imposto anual até a data limite, conforme estabelecido no calendário divulgado pelo Governo de Goiás. Ele afirma: “Quem perde o prazo perde benefícios: redução da base de cálculo de 50% do veículo 1.0, desconto de até 10% para os inscritos no programa Nota Fiscal Goiana, redução de 1% da locadora, além de pagar com penalidade e atualização”.

Os proprietários de veículos com finais de placa 3 a 0 licenciados em Goiás, que puderam dividir o imposto em até dez vezes neste ano, têm as seguintes datas de pagamento da penúltima parcela em setembro:

  • Final 3 (13/09)

  • Final 4 (14/09)

  • Final 5 (15/09)

  • Final 6 (18/09)

  • Final 7 (19/09)

  • Final 8 (20/09)

  • Final 9 (21/09)

  • Final 0 (22/09)


Conforme o cronograma disponibilizado pelo governo estadual, esses contribuintes deverão quitar o imposto em outubro.


O Governo de Goiás isenta do pagamento do IPVA veículos a partir de 15 anos de uso, pessoas com deficiência (PCD), ônibus ou micro-ônibus de passageiros de turismo ou escolar, além de veículos novos no ano de sua aquisição, adquiridos em concessionárias goianas.

7 visualizações0 comentário
bottom of page