top of page

Vazio sanitário da soja em Goiás começa em 27 de junho

Medida visa combater a ferrugem asiática e garantir a saúde das lavouras no estado



Olha Goiás



O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) anunciou que o vazio sanitário da soja será mantido em Goiás, se estendendo do dia 27 de junho até 24 de setembro deste ano. Esta determinação estabelece o período de vazio sanitário e o calendário de semeadura para a safra 2024/2025 em todo o país.


Com esta confirmação, os produtores rurais de Goiás terão a oportunidade de semear a soja entre 25 de setembro deste ano e 02 de janeiro de 2025. O cadastramento das lavouras no Sistema de Defesa Agropecuária (Sidago) poderá ser feito até 15 dias após o término do calendário de semeadura.


Durante os 90 dias de vigência do vazio sanitário da soja, é necessário que os produtores mantenham as áreas livres da tiguera da soja, em total conformidade com a legislação que proíbe o cultivo da soja neste período.


Este esforço visa prevenir a ocorrência e a propagação da ferrugem asiática, uma vez que as plantas voluntárias que surgem nas áreas cultivadas após a colheita da safra podem servir de hospedeiras para o fungo causador da doença, resultando em sérios prejuízos econômicos na próxima safra.


José Ricardo Caixeta Ramos, presidente da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), enfatiza que essa medida fitossanitária tem como objetivo reduzir o índice populacional da ferrugem asiática no campo, o que pode levar a ganhos significativos na atividade agrícola, além de benefícios socioambientais.


"Temos verificado em campo como os produtores estão mais conscientes da importância de se respeitar o vazio sanitário e também as instruções normativas expedidas pela Agrodefesa sobre o assunto", destaca Caixeta.


Daniela Rézio e Silva, gerente de Sanidade Vegetal da Agrodefesa, reforça que o vazio sanitário é uma prática adotada em Goiás desde 2004 e destaca a eficácia comprovada por meio de pesquisas científicas.

4 visualizações0 comentário

Bình luận


bottom of page