Técnico do Santos, Cléber Xavier enfrenta o Grêmio e cita "emoção e razão" em reencontro
- pereiraalves4
- 3 de mai. de 2025
- 2 min de leitura
Treinador do Peixe teve primeiras chances nas categorias de base do clube gaúcho, em meados dos anos 1990, antes de iniciar como auxiliar de Tite
GE

O duelo do Grêmio com o Santos neste domingo, na Arena, pelo Campeonato Brasileiro, terá sentimentos especiais para Cléber Xavier, técnico do Peixe. Na primeira experiência como treinador, o profissional de 61 anos enfrentará o clube onde iniciou como auxiliar de Tite, no início do século.
Cléber Xavier chegou ao Grêmio em 1996 para trabalhar nas categorias de base. Cinco anos depois, foi alçado a auxiliar na equipe principal. Naquele ano, o clube apostou em Tite, treinador em ascensão após ser campeão gaúcho com o Caxias no ano anterior, contra o próprio Grêmio. Juntos, foram campeões do Gauchão e da Copa do Brasil, em 2001.
A parceria durou 24 anos, com passagens por grandes clubes do Brasil e a Seleção nas últimas duas Copas, em 2018 e 2022. Sem trabalhar desde a saída de Tite do Flamengo, em setembro passado, Cléber Xavier foi anunciado como técnico do Santos na última terça-feira.
– Minha expectativa (para o jogo) tem dois caminhos, emoção e razão. Emoção de, no meu primeiro trabalho em carreira solo, enfrentar o clube que me recebeu em 1996 para ser treinador das categorias de base e depois me promover a auxiliar técnico do profissional onde iniciei uma parceria de amizade e trabalho que durou 24 anos. A amizade, o carinho e a admiração para sempre continuará – declarou Cléber Xavier em contato com o ge.
Na estreia do novo técnico, na última quinta, o Santos ficou no empate com o CRB, pela Copa do Brasil, na Vila Belmiro. Em meio a protestos da torcida, o time está em penúltimo lugar no Brasileirão, com quatro pontos. Já o Grêmio está uma posição acima, com um ponto a mais.
Grêmio e Santos duelam a partir das 16h deste domingo, na Arena.






.png)




Comentários