top of page

Transferências via DOC e TEC são encerradas em definitivo nesta quinta

Instituições bancárias encerram modalidades tradicionais de pagamento, impulsionadas pela ascensão do PIX




Olha Goiás



A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) anunciou nesta quinta-feira (29) o encerramento definitivo do sistema de transferências via DOC (Documento de Ordem de Crédito) e TEC (Transferência Especial de Crédito). Essa medida marca o fim de décadas de utilização dessas modalidades no cenário bancário nacional.


Os bancos tiveram até o último dia 15 de janeiro para oferecer o serviço de DOC, permitindo que as transferências fossem agendadas até o dia 29 de janeiro. Juntamente com o DOC, a Febraban também cessou a disponibilidade da TEC, utilizada especialmente por empresas para o pagamento de benefícios aos funcionários.


Uma das características dessas modalidades era o limite máximo de transação, fixado em R$ 4.999,99.


O encerramento dessas modalidades reflete uma mudança nos hábitos de consumo e nas preferências dos clientes. Segundo Walter Faria, diretor adjunto de Serviços da Febraban, tanto o DOC quanto o TEC deixaram de ser a primeira opção dos clientes, com uma queda contínua em sua utilização nos últimos anos.


Faria destaca que os clientes têm preferido o PIX, em razão de sua gratuidade, velocidade instantânea e pela possibilidade de transacionar diversos valores.


De acordo com um levantamento da Febraban, o DOC não figura entre os cinco principais meios de pagamento utilizados em 2023. O PIX lidera a preferência, seguido pelo cartão de crédito, cartão de débito, boleto e TEC.


Essa mudança reflete a evolução do sistema bancário brasileiro em direção a métodos mais eficientes e ágeis de transação financeira, alinhando-se às demandas e expectativas dos clientes.

34 visualizações0 comentário
bottom of page