Subcomandante do Graer explicou as características que tornam a aeronave eficiente em operações, como a autonomia e carga suportada durante o voo. Em Goiás, ela recebeu o apelido de Falcão 03 e já faz operações.
G1-Goiás
Aeronave AS350, modelo B3 (Esquilo), apelida em Goiás de Falcão 03, já está em operação — Foto: Divulgação/Jota Eurípedes
O Grupo de Radiopatrulha Aéreo (Graer) da Polícia Militar de Goiás está equipado com uma nova aeronave de tecnologia avançada. Trata-se do helicóptero AS350, modelo B3 (Esquilo), apelidado de Falcão 03. Segundo o governo estadual, essa aeronave é amplamente utilizada em operações policiais em todo o mundo, devido à sua versatilidade e alta eficiência.
O subcomandante do Graer, capitão Artur Souza Valdemar, explicou ao g1 que o helicóptero tem uma autonomia de voo de até 3 horas e 30 minutos. “Com essa autonomia, conseguimos quase chegar a Posse sem precisar reabastecer. Isso nos permite cobrir praticamente todo o estado com essa aeronave”, afirmou o capitão.
Segundo Valdemar, o helicóptero pode operar com até seis pessoas a bordo, incluindo o piloto e cinco passageiros. “Como é uma aeronave de operação de segurança pública, trabalhamos com dois pilotos, conforme exigência da Anac [Agência Nacional de Aviação Civil], e mais até quatro ocupantes", detalhou.
O subcomandante também destacou a capacidade de carga do modelo B3. “O que chama a atenção é que a aeronave tem capacidade máxima de decolagem de até 2.150 kg. Isso significa que ela pode carregar uma quantidade significativa de equipamentos, tripulação e combustível, o que nos dá uma excelente autonomia para operar em todo o estado de Goiás.”
Um equipamento do helicóptero destacado pelo capitão como essencial para as operações policiais é o farol de busca noturno. “Ele será utilizado em grandes eventos durante a noite, como jogos de futebol e outras situações que exijam o uso da aeronave”, antecipou Valdemar.
Valdemar ressaltou que o helicóptero já está em operação desde o dia 9. Antes disso, foram realizados treinamentos com a equipe. Ele destacou ainda que a aeronave participou da operação que prendeu suspeitos de tentativa de roubo a banco, interceptados na BR-060, entre Guapó.
Comentarios