top of page

‘Taxa de segurança’: criminosos se passam por faccionados para extorquir moradores e comerciantes em Mineiros

Conforme a Polícia Civil (PC), que investiga o caso, foram registradas constantes ligações telefônicas e mensagens de texto por parte do grupo, que exigem pagamentos por uma “taxa de segurança”.



Mais Goiás




A população de Mineiros, no Sudoeste goiano, tem enfrentado um dilema: tentativas de golpe por parte de criminosos, que se passam por integrantes de facções criminosas. Conforme a Polícia Civil (PC), que investiga o caso, foram registradas constantes ligações telefônicas e mensagens de texto por parte do grupo, que exigem pagamentos por uma “taxa de segurança”.


As investigações já apontaram que os autores se encontram em outros estados da federação, utilizando meios digitais para identificar números de telefones e estabelecimentos comerciais. Em posse dos cantos, de acordo com a corporação, eles abordam comerciantes e empresários da cidade com o objetivo de intimidar e extorquir as vítimas.


A PC, inclusive, orienta que nenhum tipo de pagamento seja realizado, independentemente do conteúdo das ameaças ou da forma como os criminosos se identifiquem. A corporação ressalta ainda que a realização de pagamentos contribui para o fortalecimento da atividade criminosa e dificulta a repressão penal.


A instituição solicita, ainda, que todas as pessoas que recebam esse tipo de contato registrem imediatamente o Boletim de Ocorrência. Da mesma forma, aqueles que eventualmente tenham efetuado qualquer pagamento devem procurar a delegacia para formalizar a ocorrência, possibilitando a instauração de investigações específicas e direcionadas.

Comentários


bottom of page