Durante a superlua, na quinta-feira, a lua fica aproximadamente 15% maior e 30% mais brilhante, segundo astrônomo. Goiânia terá ponto de observação com telescópios gratuito.
G1-Goiás
Superlua vista em 17 de setembro, em Goiás — Foto: Arquivo Pessoal/Pedro Augusto
A superlua mais brilhante do ano poderá ser vista em Goiás na noite de quinta-feira (17). Segundo o astrônomo Ary Martins, diretor da Plêiades do Sul, este fenômeno acontece quando a lua está na fase cheia durante o perigeu, período em que ela se encontra mais perto da Terra.
Ele explicou que essa coincidência não precisa ser exata, como é o caso de amanhã. “A lua não precisa ser cheia exatamente no ponto orbital em que ela se encontra mais próxima, pode ser cheia quando ela está próxima desse ponto do perigeu pelo menos 24 horas antes ou depois”, disse.
“Tecnicamente, a gente pode dizer assertivamente que a superlua começa amanhã de manhã porque a lua entra na fase cheia pouco mais de 8 horas da manhã. É exatamente nesse momento em que a lua entra no critério do que é uma superlua. Só que ela não estará visível. Quando ela vier a nascer, que a gente, efetivamente, terá ali, visível, diante de nós, a superlua”, disse Ary."
Mesmo sendo a maior e mais brilhante superlua do ano, o astrônomo explicou que essa diferença é imperceptível a olho nu. A dica para conseguir perceber a diferença, é tirar fotos e comparar com a lua cheia normalmente. O melhor horário para essa observação será a partir das 18 horas.
“Em uma superlua média, a lua fica aproximadamente 15% maior e 30% mais brilhante. Essa diferença você observa melhor quando você compara fotos da lua durante a superlua com fotos da lua cheia fora da superlua. Aí você percebe melhor essa diferença de tamanho e brilho”, explicou Ary.
Para Clayton Gubio, diretor de astronomia cultural do Instituto Gunstar, as pessoas que não costumam olhar para a lua com frequência, podem não perceber ou entender o fenômeno. “Mas a pessoa vai perceber a lua grande, bonita, luminosa, linda”, disse.
“O ideal é pegar ela durante o nascimento, quando ela estiver subindo. Naqueles momentos que ela se encontra no horizonte, que a gente tem um efeito óptico que realmente revela o tamanho e cores da lua. Mas durante toda a noite a superlua ilumina tudo”, disse Clayton.
Em Goiânia, o Instituto Gunstar promove uma observação gratuita com telescópios, que acontecerá no Morro do Além, a partir das 17h45.
Comments