top of page

STJD absolve John Textor por acusações de manipulação no Brasileirão

Sócio majoritário do Botafogo, John Textor foi absolvido em caso de omissão de possíveis provas de manipulação esportiva da Justiça



Metrópoles




Sócio majoritário da SAF Botafogo, John Textor foi absolvido pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) por processo que envolvia falsas acusações de manipulação de resultados no Brasileirão. O norte-americano podia pegar até 800 dias de suspensão do futebol como punição pelas denúncias não comprovadas.


Inicialmente, o promotor do caso, Paulo Emílio, alegou que Textor optou por omitir as provas que alegou ter sobre as denúncias de manipulação de resultados e acabou por denunciá-lo apenas no artigo 220-A do Código. Após a defesa do empresário, o relator Luiz Felipe Bulus votou pela absolvição do sócio majoritário do Botafogo.


Apesar das divergências, o voto final seguiu a decisão do relator e Textor foi absolvido pelo STJD com seis votos favoráveis e apenas dois contra. O artigo no qual o norte-americano foi denunciado diz respeito a deixar de colaborar com os órgãos da Justiça Desportiva em investigações sobre infrações e irregularidades.


Denúnica


Textor foi denunciado no início de setembro pela procuradoria do STJD após acusações de manipulação de resultados em partidas do Campeonato Brasileiro. O empresário foi enquadrado em dois artigos diferentes e podia sofrer multa de até R$ 510 mil e suspensão de mais de 800 dias.



6 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page