top of page

Sob influência do El Niño, janeiro deve ter chuva e temperatura acima da média

Como é típico do verão, o calor vai favorecer a umidade e a chuva em algumas regiões. No Norte, porém, a estiagem deve ser mais severa e a seca se estender a uma parte do Nordeste.



G1-Goiás

Janeiro vai ter máximas altas com temporais — Foto: Reprodução/TV Globo



O ano de 2023 terminou com um dos mais quentes da história. Em doze meses, batemos recorde de temperaturas, tivemos secas que esvaziaram rios no Norte do país e desastres e mortes com a chuva no Sul. Agora, o que esperar de janeiro de 2024?


Segundo os meteorologistas, em janeiro o El Niño – caracterizado pelo aquecimento das águas do Oceano Pacífico – vai atingir seu ápice e, com isso, a expectativa é de muito calor e chuva - com um verão mais quente do que o de 2023.


Em resumo:


  • O mês de janeiro vai ser de calor intenso, com temperaturas acima da média. Com destaque para os estados do Acre, Amazonas, Rondônia, região central do Pará e leste do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Espírito Santo, Bahia e sul do Piauí também devem ter termômetros acima da média.


  • As chuvas de verão vão chegar em parte do país, com exceção do Norte e Nordeste que devem ter a seca agravada. A estiagem deve ser mais severa nos estados do Amazonas e Pará.


  • No Sul, a chuva que já vem castigando a região, vai continuar, mas de forma pontual sobre alguns estados.


De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a temperatura em janeiro vai ser intensa e podemos esperar um verão mais quente que o de 2023.


☀️ A alta acontece por causa da influência do El Niño e se soma às chuvas abaixo da média em algumas regiões, como Norte e Nordeste. Sem a chuva, as máximas não baixam e o calor tende a ficar mais intenso.


🔥 O ano de 2023 foi marcado por ondas de calor e podemos esperar que elas continuem em janeiro. A onda de calor acontece quando a temperatura fica acima da média por um período de três a cinco dias seguidos. O fenômeno deve acontecer no Sudeste e na região central do Brasil.


21 visualizações0 comentário
bottom of page