top of page

Sisu 2024: inscrições terminam nesta quinta; veja o que é preciso saber sobre o programa

Pela primeira vez, o programa terá apenas uma edição no ano. Candidatos reclamaram de erro no sistema durante dois dos quatro dias do período de inscrições. MEC diz que erro foi corrigido.




G1



As inscrições para o processo seletivo do Sisu 2024, programa do Ministério da Educação (MEC) que seleciona estudantes para universidades públicas do país, terminam às 23h59 desta quinta-feira (25).


Até terça-feira (23), mais de 1 milhão de alunos já haviam se candidatado às 264.181 vagas, distribuídas entre 6.827 cursos de 127 instituições de educação superior.


Neste ano, programa trouxe duas mudanças importantes:


  1. Apenas uma edição: haverá uma edição no ano, só agora em janeiro. Não haverá mais o processo seletivo que era realizado no meio do ano.

  2. Além disso, as regras para a adesão por meio de cotas também mudaram


Datas do Sisu


Pela primeira vez, o Sistema de Seleção Unificada terá uma edição única. Com isso, a seleção de candidatos para o segundo semestre letivo de 2024 vai acontecer nas mesmas datas da seleção para o primeiro semestre.


Portanto, para todos que quiserem se candidatar a vagas em universidades públicas pelo Sisu neste ano, o cronograma será o seguinte:


  • Inscrições: 22 a 25 de janeiro de 2024

  • Resultados da 1ª chamada: 30 de janeiro de 2024

  • Matrículas: 1º a 7 de fevereiro de 2024

  • Participação na lista de espera: manifestar interesse entre 30 de janeiro e 7 de fevereiro de 2024

  • Resultado das listas de espera: datas serão definidas por cada universidade


Opções de vaga


No ato da inscrição, o candidato deve selecionar até duas opções de curso ou universidade, que podem ser alteradas quantas vezes quiser até 23h59 desta quinta-feira, quando o prazo de inscrição se encerra. Valerão as últimas opções marcadas no sistema.


💡 Uma dica é monitorar as notas de corte parciais divulgadas pelo Inep à meia-noite de cada dia do período de inscrições. A última atualização estava prevista para a 0h desta quinta-feira. Essas notas dão uma boa noção das chances de classificação em cada curso, mas candidatos reclamaram de erro entre terça (23) e quarta (24).


👉🏾 Notas de corte parciais: a cada dia do período de inscrições, o sistema calcula uma nota de corte parcial para cada curso, com base no número de vagas e no desempenho de quem já se inscreveu até aquele momento. Assim, a nota de corte sempre dependerá da nota do candidato que ocupa a última posição dentro do número de vagas disponíveis.


Mudança nas cotas


O Sisu oferece vagas via Lei de Cotas para pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência. Mas, neste ano, foram anunciadas algumas mudanças para a candidatura a essas vagas:


  1. Todos os candidatos concorrerão, primeiramente, às vagas de ampla concorrência.

  2. Caso não alcancem as notas nesta modalidade e façam parte de algum dos grupos de cotas (os critérios são de raça e de renda), aí, sim, entrarão na disputa pelo benefício.

  3. Com isso, se uma pessoa autodeclarada preta, por exemplo, tirar uma nota mais alta que a exigida na ampla concorrência, será aprovada na "lista geral" e não tirará a vaga de um cotista com desempenho mais baixo.


Até o Sisu 2023, quem tinha direito às cotas já participava, desde o início, de uma classificação à parte, separada da ampla concorrência.

11 visualizações0 comentário
bottom of page