top of page

Senado aprova criação da Universidade Federal de Rio Verde

Comissão de Educação aprova projeto que estabelece a Universidade Federal de Rio Verde, impulsionando o desenvolvimento educacional e econômico na região


Olha Goiás



A Comissão de Educação (CE) do Senado Federal aprovou, nesta terça-feira (14), a proposta do senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO) para a criação da Universidade Federal de Rio Verde (UFRV). O projeto, que recebeu parecer favorável do senador Wilder Morais (PL-GO), agora segue para análise da Câmara dos Deputados, caso não haja recursos para votação em Plenário.


Segundo Vanderlan, a iniciativa vai além de uma simples medida administrativa, sendo um impulsionador de oportunidades para o desenvolvimento educacional e econômico da região. A UFRV será estabelecida a partir do desmembramento do campus Rio Verde do Instituto Federal Goiano, contando com toda a estrutura física, pessoal, bens e direitos do instituto. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a nova universidade terá como missão principal o ensino superior, a pesquisa e a extensão universitária.


O projeto prevê que o MEC será responsável por prover a UFRV dos cargos e funções necessários, além de regular seu funcionamento. No entanto, a implantação da universidade está condicionada à existência de recursos destinados a ela no Orçamento da União.


O relator do projeto, Wilder Morais, destacou a importância de Rio Verde, não apenas pela pujança econômica, mas também por concentrar a terceira maior população do interior do estado de Goiás, ficando atrás apenas de Anápolis, Aparecida de Goiânia e da capital. Com uma população superior à soma das cidades de Jataí e Catalão, que já possuem universidades federais, a criação da UFRV é vista como um avanço significativo para a educação na região.

11 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page