top of page

Seleção brasileira busca primeira vitória na história contra as anfitriãs dos Jogos de olho na semi

Sem Marta, seleção brasileira busca primeira vitória na história contra as anfitriãs dos Jogos de 2024 em duelo que vale vaga na semifinal



GE

Eugenie Le Sommer em dividida com Rafaelle em França x Brasil na Copa do Mundo feminina — Foto: REUTERS/Dan Peled



A seleção brasileira feminina de futebol entra em campo neste sábado em busca de vaga na semifinal das Olimpíadas de Paris-2024. Ainda sem ter apresentado um bom futebol no torneio, a equipe do técnico Arthur Elias enfrenta a anfitriã França, às 16h (horário de Brasília), em Nantes.


O Brasil não vai poder contar com a camisa 10 Marta, que foi expulsa na derrota para a Espanha e terá de cumprir suspensão, e a lateral Antônia, fora dos Jogos após sofrer uma fratura na perna esquerda. Além dos desfalques, a equipe brasileira enfrenta um retrospecto desfavorável nas quartas de final: nunca venceu a França nos 12 confrontos já realizados, com cinco empates e sete derrotas.


Duas dessas derrotas vieram nas últimas Copas do Mundo. Em 2019, a seleção francesa eliminou o Brasil nas oitavas de final, com um 2 a 1 na prorrogação, e no Mundial do ano passado a vitória pelo mesmo placar veio na segunda rodada e contribuiu decisivamente para a eliminação brasileira na fase de grupos.


Rafaelle volta à defesa


O técnico Arthur Elias afirmou que a zagueira Rafaelle, vetada contra o Espanha por um problema muscular, voltará ao time, no lugar de Antônia. O treinador acredita que o Brasil pode incomodar a França neste sábado.


- A gente tem muitas maneiras de poder atacar. Contra a Espanha a escolha foi essa (contra-ataque). Acho que vinha dando certo pelo resultado que a gente precisava e nós vamos atacar a França de outras maneiras. Pode ter certeza disso.

O Brasil, que tem duas pratas em Olimpíadas (Atenas-2004 e Pequim-2008), tenta encerrar uma escrita nos torneios de elite. A última classificação em um mata-mata foi nas quartas dos Jogos Olímpicos do Rio-2016, superando a Austrália nos pênaltis após 0 a 0 em 120 minutos. E a última vitória direta em um jogo eliminatório de Olimpíadas foi na semifinal dos Jogos de Pequim-2008 (4 a 1 na Alemanha), e em Copa do Mundo foi na semifinal em 2007 (4 a 0 nos EUA).


Já a França busca, com apoio da torcida, a inédita medalha olímpica no futebol feminino, para consagrar a geração de ícones da modalidade no país, como a zagueira Wendie Renard, a meia Amandine Henry e a atacante Eugénie Le Sommer. A seleção feminina francesa só chegou uma vez à semifinal olímpica, em Londres-2012.

7 visualizações0 comentário

Comentarios


bottom of page