top of page

Secretaria da Economia de Goiás orienta contribuintes sobre pagamento do IPVA 2023

Órgão alerta para a importância de emitir apenas a cota única e divulga calendário de quitação


Olha Goiás


A Secretaria da Economia do Estado de Goiás emitiu um comunicado aos contribuintes, destacando a necessidade de atenção na hora de quitar o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2023. O órgão orienta que, para efetuar o pagamento até a data de vencimento, os proprietários de veículos devem acessar o site do Detran-GO e emitir apenas a cota única, que apresenta o cálculo exato do valor devido.

Essa orientação também se aplica àqueles que optaram por parcelar o IPVA neste ano. Ao acessar o site do Detran e informar a placa do veículo e o Renavam, os usuários podem verificar os débitos do automóvel. Mesmo em casos de parcelas não pagas, o procedimento correto para quitar o tributo é realizar o pagamento da cota única.


Jorge Arêas, gerente do IPVA da Secretaria da Economia, ressaltou que o órgão tem recebido requerimentos de contribuintes para restituir valores pagos a mais, que ocorrem quando o cidadão quita de uma só vez as parcelas restantes e a cota única. "Se você quer quitar, use a cota única. Não é necessário imprimir as parcelas", enfatizou.


Arêas explicou ainda que a cota única traz o saldo devedor, levando em consideração o que já foi pago ao longo do ano e as parcelas em aberto.

O calendário de pagamento do IPVA 2023, estabelecido pelo Governo de Goiás, determina que os proprietários de veículos com finais de placa de 3 a 0 têm até o final deste mês de outubro para quitar o imposto e o licenciamento anual (CRLV). Neste ano, os contribuintes também tiveram a opção de parcelar o tributo em até dez vezes.

Segue abaixo o cronograma para pagamento da cota única:

Final 3 (9/10)

Final 4 (10/10)

Final 5 (11/10)

Final 6 (16/10)

Final 7 (17/10)

Final 8 (18/10)

Final 9 (19/10)

Final 0 (20/10)

Para os finais de placa 1 e 2, o prazo para quitar o imposto em dia encerrou-se em setembro. No caso de IPVA vencido, se não estiver mais disponível no Detran, os contribuintes podem acessar o site da Economia, clicar no link do IPVA, em seguida em "Débitos", informar a placa e emitir o Documento de Arrecadação.

Além de pagar com penalidade e atualização, os contribuintes inadimplentes perdem o direito a benefícios concedidos pelo Governo de Goiás, como a redução da base de cálculo de 50% para veículos 1.0 e descontos de até 10% para inscritos no programa Nota Fiscal Goiana.


26 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page