top of page

Secretário de Infraestrutura deixa o cargo após operação que investiga fraudes em licitações e contratos

Operação investiga crimes de fraude em licitações e contratos de compra de luminárias públicas de led e outros materiais. Prefeitura diz que colabora com as investigações.



G1-Goiás

Denes Pereira Alves ao lado do prefeito de Goiânia, Rogério Cruz — Foto: Reprodução/Redes Sociais



Denes Pereira Alves, titular da Secretaria de Infraestrutura Urbana (Seinfra) da Prefeitura de Goiânia, pediu o afastamento do cargo, afirmou o prefeito Rogério Cruz (Solidariedade). Ele deixou o cargo após a Polícia Civil (PC) deflagrar a Operação Transata, que investiga fraudes em licitações e contratos.


O anúncio foi feito pelo prefeito nesta quarta-feira (5) durante coletiva de imprensa. Em nota, a Prefeitura de Goiânia afirmou que está colaborando integralmente com a PC e está aguardando os desdobramentos das investigações da operação.


A PC deflagrou a operação nesta quarta-feira (5) e cumpriu 19 mandados de busca e apreensão, sendo um deles na sede da Seinfra. Os nomes dos investigados não foram divulgados.


Na coletiva de imprensa, Rogério Cruz afirmou que se reuniu com Denes após a operação ser deflagrada. "Foi decidido, então, a pedido dele, o afastamento para que ele mesmo pudesse acompanhar todo o processo junto às autoridades que investigam o assunto", disse.


O prefeito disse ainda que os investigados serão afastados da Secretaria. "Um servidor será afastado como servidor efetivo. Foram dois citados, mas um já não está mais na Prefeitura", explicou. Conforme apurado pela TV Anhanguera, o secretário-executivo Alexandre Garcês de Araújo assume a Seinfra.


Quem é Denes Pereira?


Conforme informações do site da Prefeitura de Goiânia, Denes Pereira Alves nasceu em Ceres, na região central do estado. Ele é graduado em Administração de Empresas pela Universidade Paulista (UNIP) e tem pós-graduação em Gestão Pública, Contabilidade e Auditoria Aplicada.


Denes começou a vida pública como assessor do ex-senador da República, Mauro Miranda. Ele já foi presidente da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), diretor do Fundo Municipal da Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma) e da Secretaria de Governo (SEGOV).


O ex-secretário também é presidente do Solidariedade, partido que Rogério Cruz se filiou em abril deste ano. Com mais de 20 anos na vida pública, Denes assumiu a Secretaria de Infraestrutura em outubro de 2022 e, além disso, é assessor especial na Secretaria Municipal de Habitação.


Operação Transata


Segundo a Polícia Civil (PC), a Operação Transata investiga crimes de fraude em licitações e contratos, corrupção ativa, corrupção passiva, constituição de organização criminosa e lavagem de dinheiro. As investigações policiais indicam que os crimes começaram a ser praticados em 2022.


Íntegra da nota de Prefeitura de Goiânia


A Prefeitura de Goiânia informa que colabora integralmente com a Polícia Civil e aguarda os desdobramentos das investigações da operação. A administração contribui com o acesso das equipes policiais aos locais visitados para a coleta de equipamentos ou documentos e reúne informações sobre o objeto das investigações para prestar todos os esclarecimentos com transparência.



13 visualizações0 comentário

Comentarios


bottom of page