Saúde recomenda suspender consumo de destilados em Goiás
- pereiraalves4
- 3 de out.
- 2 min de leitura
Secretário Rasível dos Reis confirmou primeiro caso suspeito de contaminação por metanol em Goiás: uma mulher de Itapaci, de 25 anos
Mais Goiás

No vídeo em que confirmou a existência do primeiro caso suspeito de intoxicação por bebida com metanol em Goiás, o secretário de Estado da Saúde, Rasível dos Reis, recomendou à população que, por ora, suspenda o consumo de bebidas alcoólicas destiladas.
“Estamos também comunicando a toda sociedade para que tome esse cuidado, de não consumir bebida alcoólica principalmente destilados, já que existe esse nível de suspeição com esse tipo de bebida”, afirmou Rasível. “A gente tem casos em São Paulo, Bahia e Pernambuco, e agora esse caso conosco. Então o melhor a fazer é evitar consumo de bebida alcoólica nesse momento”, complementou.
No mesmo vídeo, o secretário afirma que o governo de Goiás já emitiu nota técnica e tomou providências no sentido de melhorar a capacitação de servidores que atuam no atendimento ao público, para que esses casos sejam recepcionados no SUS da melhor maneira.
“Estamos instruindo todos os profissionais de saúde, já emitimos nota técnica, também revisamos a diretriz de cuidado desse tipo de paciente, pra que a gente faça uma abordagem adequada”, disse o secretário. “Estamos correndo atrás dos antídotos, para que além da fiscalização a gente capacite os profissionais para proteger a saúde dos goianos”.
Na quinta-feira (2), durante a coletiva de imprensa na qual ele e o secretário de Segurança Pública, Renato Brum, anunciaram uma força-tarefa destinada a detectar eventuais fardos de bebidas contaminadas em Goiás, Rasível havia explicado que o antídoto para contaminação por metanol é a administração de doses de etanol.
Ele adiantou que o governo está se movimentando no sentido de preparar um estoque desse produto. O etanol, diz o titular daSES, pode ser administrado em pacientes a partir de ampolas ou de sonda nasoentérica.






.png)




Comentários