top of page

Saúde em Goiás distribui mais de 40 mil vacinas para catapora e HPV

Estoque estava zerado, pois houve atraso no envio pelo Ministério da Saúde


Mais Goiás

Saúde em Goiás distribui mais de 40 mil vacinas para catapora e HPV (Foto: José Cruz - Agência Brasil)




O governo de Goiás, por meio da secretaria de Estado de Saúde, começou a distribuir, nesta semana, doses de vacinas contra HPV (papilomavírus humano) e varicela (catapora) nos municípios. De acordo com a pasta, o estoque estava zerado, pois houve atraso no envio pelo Ministério da Saúde.


Em relação ao HPV, Goiás recebeu 30 mil doses para distribuir aos municípios. Segundo a superintendente de Vigilância em Saúde da SES, Flúvia Amorim, esse foi o número pedido pelo Estado ao governo federal.


Ela afirma, ainda, que este volume é necessário para restabelecer o estoque e a distribuição dessa vacina. Em relação ao imunizante para varicela, o envio foi de 12 mil unidades, que já começaram a ir para as cidades.


“Nesta semana, o repasse das doses será feito na região metropolitana de Goiânia. A previsão é de que, a partir do dia 29 deste mês, os imunizantes também passem a ser distribuídos aos demais municípios do Estado”, explica Flúvia ao reforçar que, até o meio da próxima semana, todas terão recebido as doses.


Dados da SES-GO informam que o Ministério da Saúde enviou mais de 202 mil unidades do imunizante contra o HPV em 2023. Como havia estoque de 2022, a quantidade distribuída aos municípios foi de 221 mil.


Em relação a vacina contra catapora, ela estava em cota reduzida pelo Ministério desde maio do ano passado. O último envio foi de 5 mil doses, em dezembro, sendo o esperado, normalmente, de 17 mil.


Desabastecimento


De acordo com Flúvia, existe, ainda, o desabastecimento do imunizante contra Hepatite A desde outubro de 2023, pois não houve envio do governo federal. “A promessa é que em 2024 haverá uma regularização desses envios”, argumenta.


Ressalta-se, o Estado tem estoque de outras vacinas que estão no Calendário Nacional de Vacinação, como aquelas contra: difteria, tétano, febre amarela, antirrábica, tríplice viral e Covid-19 para crianças maiores de 5 anos.

5 visualizações0 comentário

Comentários


bottom of page