top of page

Ronaldo negocia venda de SAF do Cruzeiro para empresário parceiro do clube

Negociação tem conversas avançadas e pode ser anunciada na próxima semana com a volta de Alexandre Mattos à Toca da Raposa




GE

Pedro Lourenço e Ronaldo com troféu da Série B, conquistado pelo Cruzeiro — Foto: Cris Mattos/Staff Images



O empresário Pedro Lourenço tem negociação avançada para assumir o controle acionário da SAF do Cruzeiro de Ronaldo Fenômeno. A transação ainda não está concluída e precisa ser assinada, além de passar por trâmites burocráticos. Se concluída, o Cruzeiro vai por um processo de transição administrativa e acionária.


Ideia inicial é ter o filho de Pedro Lourenço como CEO. Alexandre Mattos, ex-executivo do clube e atualmente no América-MG, assumiria o posto de diretor de futebol. Mattos é amigo pessoal do empresário, quando a transição for completada. Inicialmente, o pessoal da SAF de Ronaldo seria mantido para no processo da troca de comando do controle acionário


A assessoria do Cruzeiro foi procurada, mas não se manifestou a respeito até a publicação da reportagem. Fontes ligadas a Ronaldo e Pedro Lourenço confirmaram que o acerto foi feito, mas ainda sem assinatura de documentos.


Em novembro de 2021, um dia após o conselho do Cruzeiro aprovar a transformação do clube em SAF, Ronaldo Nazário anunciou a compra de 90% das ações do clube. Inicialmente, o ex-jogador iria investir R$ 400 milhões no time. Posteriormente, Ronaldo explicou que o aporte inicial seria menor, com o restante do investimento sendo feito depois.


Ao assumir a gestão do Cruzeiro, o ex-jogador se aproximou de Pedro Lourenço, dono de uma rede de supermercados em BH. O empresário atuava como principal investidor no clube, bem antes do início da SAF. Em alguns momentos, ele chegou a adquirir percentuais de direitos econômicos de atletas. Em outros, o empresário socorria o clube com aportes financeiros.


Em março de 2023, Pedro injetou R$ 100 milhões no clube. Segundo o comunicado da Tara, empresa de Ronaldo Fenômeno, que foi divulgado pelo Cruzeiro, o acordo com o empresário, naquele momento, "contempla uma subscrição de debêntures conversíveis - que já estava planejada - sendo que os recursos captados pela Tara serão utilizados exclusivamente para necessidades operacionais do Cruzeiro SAF".


15 visualizações0 comentário
bottom of page