É que informou a ANTT sobre a concessão de 573 quilômetros das rodovias GO 020, 060, 070 e 080 para a iniciativa privada.
Entrelinhas
As rodovias estaduais que serão privatizadas em Goiás pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) poderão ter pedágio de R$ 8,89 a até R$ 17,97. É que informou na semana passada a agência, em audiência pública sobre a concessão de 573 quilômetros das rodovias GO 020, 060, 070 e 080 para a iniciativa privada.
A previsão é que o edital seja publicado no primeiro trimestre de 2025 e o leilão seja realizado no segundo trimestre do mesmo ano, informou a ANTT. A estruturação desse projeto feito em parceria entre a agência, Ministério dos Transportes e o BNDES.
O projeto contempla 7 praças de pedágio nas quatro rodovias estaduais. Serão dois na GO-080, com valores estimados de R$ 8,89 e R$ 17,97. Outros dois serão instalados na GO-070, com valores estimados de R$ 12,29 e R$ 14,81. E mais duas praças na GO-060, com tarifas de R$ 15,94 e R$ 17,48. E um pedágio na GO-020, com valor de R$ 15,54.
A previsão da ANTT é que, nos 35 anos de concessão das quatro rodovias em Goiás, haverá uma receita bruta no total de R$ 18,8 bilhões para as concessionárias privadas.
Mas existe a possibilidade de redução nos valores estimados para os pedágios nas rodovias que serão privatizadas em Goiás, caso aconteça concorrência entre os consórcios privados pelas concessões. Além disso, o pedágio pode cair também por meio do Desconto de Usuário Frequentes (DUF), incentivando os usuários que trafegam com alta frequência a obterem descontos progressivos na tarifa.
Investimentos
A ANTT prevê que os investimentos previstos nas quatro rodovias vão somar cerca de R$ 5,1 bilhões durante o contrato de 35 anos. Outros R$ 4,8 bilhões serão gastos em despesas administrativas, com pessoal e impostos.
Entre as principais obras previstas estão: duplicação de 63 quilômetros (a metade na GO-020 e a outra na GO-060), 33 quilômetros de faixas adicionais e construção de 106 quilômetros de acostamentos.
Os projetos também preveem a realocação de 1,2 quilômetro da Rodovia dos Romeiros, entre Goiânia e Trindade (GO-060), a construção de anel viário de 8 quilômetros em torno de Nerópolis (GO-080) e apenas 5,5 quilômetros de ciclovias.
Durante a concessão, estão previstas várias fases. Os trabalhos iniciais ocorrerão nos dois primeiros anos, quando serão realizados serviços para melhorar a trafegabilidade. Como recomposição do pavimento, sinalização horizontal e vertical, substituição e implantação de defensas, capina, roçada e limpeza do sistema de drenagem.
Do terceiro ao oitavo ano, começa a fase de recuperação da rodovia, reestabelecendo todas as suas características originais. Incluindo a recuperação estrutural de todos os seus elementos, trazendo o projeto original em termos de capacidade de rolamento.
Do nono ano até o fim da concessão é a fase de conservação, quando a rodovia passa a receber periodicamente serviços de manutenção estruturada.
Principais obras por rodovia
GO-020
1,6 km de vias marginais
5,5 km de ciclovias
33,7 km de duplicações
30,8 km de acostamentos
GO-060
2,2 km de vias marginais
1,8 km de melhorias de pontos críticos
29,1 km de duplicações
21,6 km de faixas adicionais
1,2 km de realocação da Pista dos Romeiros
75,2 km de acostamentos
GO-070
1,7 km de vias marginais
GO-080
8 km do contorno de Nerópolis
0,6 km de duplicações
3,6 km de vias marginais
11,4 km de faixas adicionais
Comments