Cidade permanece com classificação de Nível 3 de Calor desde sexta-feira devido às altas temperaturas
O Globo

Praia de Copacabana é uma das mais procuradas em dia de calorão — Foto: Fabiano Rocha / Agência O Globo
A cidade do Rio prometia mais um dia de calorão, e entregou. Às 16h deste domingo, o índice de calor — ou sensação térmica — chegou à marca da 48,9°C, informou o Centro e Operações Rio (COR) em seu balanço diário.
Pela manhã, a previsão de máxima para este dia era de 41°C, marca atingida às 15h na Zona Norte, na estação Irajá, do sistema Alerta Rio, da prefeitura. A mínima registrada foi de 21,2°C à 1h na estação Forte de Copacabana, do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).
"O índice de calor é um cálculo realizado com variáveis meteorológicas medidas, para quantificação da temperatura que o corpo humano sente, de forma generalizada", explica o COR.
Para a cidade do Rio, são consideras a temperatura do ar e a umidade relativa para este cálculo. Ele é feito a partir dos máximos Índices de Calor das estações Irajá, Jardim Botânico, Barra/Riocentro, Guaratiba, Santa Cruz, Alto da Boa Vista e São Cristóvão.
Desde a última sexta-feira a cidade está com classificação de Nível 3 de Calor — de uma escala de cinco —, informou o Centro de Operações Rio (COR). O NC3 caracteriza-se quando há registro de índices de calor alto (de 36 graus a 40 graus) com previsão de permanência ou aumento por, ao menos, três dias consecutivos.
O dia mais quente do verão, até agora, foi ontem, sábado, quando a máxima registrada chegou a 41,5ºC, também em Irajá. Neste domingo foi o segundo dia consecutivo que a cidade marcou 41 graus ou mais.
Kommentarer