top of page

Resultados do Encceja 2022 estão disponíveis

Dependendo do rendimento no exame, candidatos que não se formaram na idade adequada podem conseguir um diploma do ensino fundamental ou do ensino médio. É preciso obter nota mínima de 100 pontos em cada área do conhecimento e de 5 na redação.


G1

Página de entrada do site do Sistema Encceja — Foto: Reprodução


Os resultados do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2022 foram divulgados nesta quinta-feira (22) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).


Para consultar o próprio boletim de desempenho, os candidatos devem entrar no site do exame e informar o CPF e a senha de cadastro.

O que é Encceja?

O Encceja testa os conhecimentos de candidatos que não se formaram na escola na idade adequada. Se eles obtiverem um bom desempenho na avaliação, conseguirão a certificação do ensino fundamental ou do ensino médio.


Atenção: não é um processo com número limitado de "vagas". Todos os participantes que tirarem no mínimo 100 pontos em cada uma das provas e nota igual ou superior a 5 pontos na redação conseguirão o "diploma" na etapa escolar pretendida.


Neste ano, o Encceja foi aplicado em 28 de agosto, para mais de 547 mil participantes.


Temas das redações

Os temas das redações do Encceja 2022 foram:


  • "O papel da tradição oral na preservação da cultura no Brasil”, para alunos que buscam o diploma do ensino fundamental, e

  • “Desafios da indústria da moda para a preservação do meio ambiente”, para os do ensino médio.

A redação deveria ter até 30 linhas e seguir o modelo dissertativo-argumentativo, o mesmo do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

21 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page