top of page

República Tcheca x Brasil na Liga das Nações Feminina de vôlei

Em busca de título inédito, seleção feminina estreia nesta quarta-feira, com caras novas no elenco e apoio da torcida no Maracanãzinho





GE




Chegou o dia da estreia! Em busca de um título ainda inédito, a seleção brasileira inicia sua caminhada na Liga das Nações Feminina de vôlei (VNL) nesta quarta-feira (4). A primeira partida da campanha de 2025 será contra a República Tcheca, no ginásio do Maracanãzinho, às 17h30 (de Brasília).


O jogo desta quarta também marcará o começo de mais um ciclo olímpico – depois da medalha de bronze conquistada em Paris, o Brasil já olha para Los Angeles. Até por isso, José Roberto Guimarães iniciou um processo de renovação, com a convocação de jogadoras jovens, ainda sem tanta experiência na seleção. A oposta Jheovana e a líbero Kika, por exemplo, estão relacionadas para o duelo com a República Tcheca e podem fazer a estreia oficial pela equipe verde e amarela.


Alguns nomes mais conhecidos, por outro lado, não entrarão em quadra no início da VNL. Rosamaria até treina com a seleção no Rio de Janeiro, mas não está entre as 14 atletas relacionadas para o confronto com as tchecas. Gabi ganhou um tempo a mais de descanso e perderá os quatro jogos do Brasil no Maracanãzinho, na primeira semana da Liga das Nações. A ponteira se juntará ao time verde e amarelo em partidas no exterior.


Adversária da seleção brasileira na estreia, a República Tcheca disputará a VNL pela primeira vez. Em 2024, a seleção europeia foi campeã da Challenger Cup, competição que dá vaga na Liga das Nações. Apesar de pouco tradicional no cenário do vôlei feminino, a equipe europeia desperta a atenção de Zé Roberto Guimarães:


– Não estamos tão acostumados a jogar contra a República Tcheca, mas é muito boa a seleção. Essas meninas não jogam só no país delas. Estão nos campeonatos de todos os países da Europa. Encontramos meninas boas disputando o Campeonato Italiano, por exemplo – analisou o técnico, em conversa com o ge.


Além da República Tcheca, o Brasil enfrentará outras três seleções no Maracanãzinho: Estados Unidos (quinta-feira), Alemanha (sábado) e Itália, atual campeã olímpica (domingo). Depois, a equipe verde e amarela disputará etapas da VNL na Turquia e no Japão, e a fase final do torneio acontecerá na Polônia.

Comments


bottom of page