top of page

Renato atingirá a marca de 30 Gre-Nais e é segundo técnico com mais clássicos pelo Grêmio na história

Ídolo fará o 30º Gre-Nal como técnico do Grêmio e tem bons números no comando; veja o retrospecto





GE

Renato Portaluppi em vitória do Grêmio no Gre-Nal — Foto: Lucas Uebel/Grêmio



Neste domingo, Renato Portaluppi vai atingir a marca de 30 clássicos Gre-Nais como técnico. No currículo, o comandante gremista tem 12 vitórias, quatro derrotas e 13 empates. Experiência essa que o treinador e ídolo leva para dentro do campo para buscar a vitória no Beira-Rio e a liderança do Gauchão.


Como jogador, Renato ainda enfrentou o Inter em mais 15 jogos nas duas passagens - de 1980 à 1987 e em 1991. Ao todo, foram seis vitórias, cinco derrotas e quatro empates.


Já como treinador, o ídolo é o segundo da hstória do clube com mais Gre-Nais disputados no comando, atrás apenas de Telêmaco Frazão de Lima, com 51 clássicos gaúchos. Em terceiro vem Oswaldo Rolla, o Foguinho, com 24, e em quarto estão Felipão e Carlos Froner, com 20. Os números são do Museu do Grêmio.


A estreia no clássico gaúcho como técnico foi ainda em 2010, na primeira passagem pelo Tricolor. O jogo, válido pelo Brasileiro, teve o Estádio Olímpico como palco e terminou em empate por 2 a 2.


São 15 jogos pelo Gauchão, 12 pelo Brasileirão e dois pela Libertadores. No estadual, Renato disputou três finais contra o rival. Na primeira, em 2011, perdeu nos pênaltis, dentro do Olímpico, para o Inter de Falcão.


Por outro lado, em 2019, na Arena, saiu com o título do Gauchão após superar o Colorado também nas penalidades. Dois anos depois, a vitória por 2 a 1 do Grêmio no Beira-Rio e o empate em 1 a 1 na Arena deu a taça aos gremistas.


O clássico deste domingo não vale título e é possível que interfira pouco no restante da temporada de ambas equipes. Mas do ponto de vista de tabela, se o Grêmio vencer assume a liderança do Gauchão e pode ter a vantagem de, em uma eventual final, decidir em casa.


Para o primeira Gre-Nal do ano, as equipes chegam em momentos diferentes. O Inter com uma ideia de jogo mais consolidada e, o Grêmio, apesar de manter uma base de time, teve a recente chegada de reforços, portanto ainda está em formação e em fase de entrosamento.

9 visualizações0 comentário

Comentarios


bottom of page