top of page

Redemoinho gigante de poeira impressiona moradores de Rio Verde

Fenômeno durou cerca de cinco minutos


Mais Goiás

Morador registra redemoinho gigante, em Rio Verde (Foto: Reprodução)


Uma moradora de Rio Verde registrou um redemoinho gigante de poeira que durou cerca de cinco minutos, nesta segunda-feira (11). Segundo o gerente do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), André Amorim, o tempo quente e seco em Goiás favorece o surgimento de redemoinhos.


O Cimehgo informou que o fenômeno ocorre quando correntes de ar com sentidos opostos se encontram em solo aquecido. De acordo com o órgão, o vento tende a ganhar velocidade, girar e empurrar o turbilhão de poeira até metros de altura com duração de minutos ou segundos.


André Amorim explicou que os redemoinhos são comuns nesta época do ano e que acontecem com mais frequência na zona rural. Conforme o gerente do Cimehgo, as construções nas cidades interferem na direção dos ventos e, por isso, dificulta a formação do fenômeno.


Embora os redemoinhos aconteçam em poucos minutos eles são capazes de levantar e arrastar pequenos objetos. “Por isso é importante que as pessoas não brinquem com eles, pois pode acontecer algum problema, fora a poeira que ele gera”, destacou André Amorim.

47 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page